domingo, 22 de janeiro de 2017

Kuon Ganjo - O momento original da vida



soka gakkai



A vida e suas infinitas possibilidades


“Tudo muda, para melhor ou para pior; não há meio-termo”

Vida é luta
Estar vivo requer um espírito combativo momento a momento para vencer a negatividade e fazer florescer a felicidade. O budismo ensina que a todo instante tudo pode ser transformado. Essa certeza de que a situação atual por mais desesperadora que seja pode mudar está embasada no princípio budista “tempo sem início”, kuon ganjo em japonês.
Ao pé da letra:
“Tempo sem início” (kuon ganjo em jap.): Literalmente, kuon significa “remoto passado” e ganjo “começo” ou “fundação”. Esse termo aparece no escrito de Nichiren Daishonin O Princípio Místico da Verdadeira Causa. Esta carta, datada de 1282, faz referência à “Lei Mística, inescrutável e eterna, do buda do tempo sem início (kuon ganjo)”. No Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente (Ongi Kuden) Daishonin afirma: “Kuon é Nam-myoho-renge-kyo e a ‘verdadeira iluminação’ significa estar desperto para o fato de que ela é eternamente dotada com os três corpos”. Essencialmente para Daishonin “tempo sem início” significa a lei eterna do Nam-myoho-renge-kyo e o estado original da vida que incorpora o estado de buda. (Fonte: www.nichirenlibrary.org)

A batalha momento a momento

Orientação do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda:
Nossa existência, nossa vida diária e a sociedade estão sujeitas a uma incessante mudança. Tudo muda para melhor ou para pior; não há meio-termo. Portanto, a fé e a religião são uma batalha espiritual de vitória ou derrota — uma luta que devemos vencer. É o que diz o filósofo britânico Thomas Carlyle: “O ser humano foi criado para lutar”.
Há uma cena famosa do filme de Charles Chaplin Luzes da Ribalta em que o personagem de Chaplin encoraja uma jovem que havia perdido a esperança de viver. Ele diz à jovem que ela tinha de lutar pela própria vida: “Pense no poder que há no universo — que move a Terra e faz as árvores crescerem. Esse mesmo poder existe em você, basta que tenha coragem — e o desejo de usá-lo!”.
A batalha espiritual entre o bem e o mal no coração de cada pessoa está se tornando uma questão cada vez mais importante para a humanidade. Para mudar o destino humano, nós, da SGI, iniciamos uma batalha para vencer a ignorância e cultivar o bem inerente a todas as pessoas.

Pense no poder que há no universo

“Pense no poder que há no universo”, disse Chaplin na citação acima. Esse poder é uma força imensa capaz de criar, recriar, transformar tudo a qualquer momento.
Essa energia — difícil de imaginar de tão grande — está aí, em você, o tempo todo; nunca teve início e nem terá fim: sempre existe no grau máximo e abarca o universo inteiro.
Isso significa que “tempo sem início” não diz respeito ao tempo, mas à energia infinita que há em você e em tudo, concentrada a cada momento.
O presidente Ikeda afirma: “‘Tempo sem início’ é sinônimo de ‘vida sem início nem fim’. Não se refere à dimensão do tempo, mas sim à mais recôndita verdade da vida — de fato, corresponde à vida do universo em si, que prossegue sua atividade sem início ou fim” .
Possibilidades
Compreender o “tempo sem início” é viver o “agora” com total alegria justamente porque há infinitas possibilidades em cada momento: “O buda Nichiren Daishonin ensinou a grande alegria de viver o ‘agora’”, ressalta o presidente Ikeda.
Mesmo nós pessoas comuns podemos manifestar aqui e agora uma enorme força transformadora. Basta despertarmos para a realidade máxima de que não há beco sem saída para quem recita com ardente confiança o Nam-myoho-renge-kyo.
Obviamente, não nos tornamos seres especiais que emanam luz, mas apenas que nos libertamos das artificialidades e experimentamos uma alegria sem limite ao mesmo tempo em que ajudamos as pessoas à nossa volta. Josei Toda afirmava que nos tornamos extraordinárias pessoas comuns.

Alegre, puro, brilhante, harmonioso

Quando se enfrenta situações muito difíceis, é comum projetar o sofrimento para todo o futuro e trazer à tona tudo de ruim do passado. Pensar assim não transforma o destino; apenas piora as coisas.
A forma de reagir mais sábia é basear-se nas possibilidades de mudança e não no rigor da dificuldade atual, afinal a essência fundamental da sua vida é “alegre, pura, brilhante e harmoniosa”. Ao abrir os olhos para essa verdade, jorra da vida infinita energia e alegria.
O presidente Ikeda ensina: “Uma ‘pessoa comum iluminada desde o tempo sem início’ significa aquela que despertou para a essência fundamental de sua vida, a qual sempre existiu desde o tempo sem início. O presidente Josei Toda caracterizava o ‘tempo sem início’ como ‘alegre, puro, brilhante e harmonioso’” (Terceira Civilização, ed. 433, set. 2004, p. 18).
Se cada instante contém a experiência e a inteligência de todo o passado e de todo o futuro, então há muito o que comemorar: tudo pode ser transformado. Esforce-se determinado a criar criar algo do nada. E brindemos essas possibilidades junto com o escritor Romain Rolland: “Viva o momento presente. Reverencie cada dia. Ame o presente, respeite o presente”.

Viva de forma prazerosa e fiel a seus propósitos

Vamos analisar: o passado já não existe; o futuro ainda não chegou. Em que tempo a vida existe, então? No presente. Há motivo para se entristecer com o passado? Não. Ficar ansioso pelo futuro? Também não.
A mais gratificante forma de viver é ter total esperança e confiança de que você pode recriar seu destino do ponto em que está. Você não espera as coisas mudarem para ser feliz mas experimenta a felicidade agora e, a partir dela, inicia a mudança da situação:
Este momento é o “tempo sem início”’. Tudo começa a partir de agora. O passado já não existe. O futuro ainda não chegou. Tudo o que existe é o momento presente. E num piscar de olhos, o presente se torna passado. [...] [A vida] não existe em nenhum outro lugar além deste momento. Nós experimentamos a felicidade e a infelicidade apenas neste instante .
Budismo da
máxima esperança
A forma certeira de ativar a totalidade da energia da vida do “tempo sem início” é a fé no Gohonzon, a recitação do Nam-myoho-renge-kyo fortemente decidido a mudar as coisas pelas próprias mãos.
O presidente Ikeda salienta: “Cada momento em que acreditamos no Gohonzon, oramos a Lei Mística e nos engajamos na prática budista é, em si, o ‘tempo sem início’” (Ibidem).
Portanto, tendo o presidente Ikeda como modelo de conduta e começando o dia com um revigorante gongyo e daimoku, vamos nos dedicar com todo o afinco em cada tarefa. Isso leva a uma vida realizada, prezerosa e fiel aos nossos propósitos. Finalizamos com esta encantadora orientação dele:
O Budismo Nichiren é o budismo da esperança
A fé na Lei Mística é fonte de infinita esperança. Não importando quão adversa seja sua circunstância atual, mesmo que pareça que foi derrotado, é importante que se levante com a forte determinação de reverter a situação e comprovar o ilimitado potencial transformador da Lei Mística. Esta é a essência da fé. Somente mediante esforços plenos, com a determinação de criar algo a partir do nada é que podemos compreender a fé genuí­na. A batalha árdua e intensa para a “criação de valor” — transformar a perda em benefício, o mal em bem, o antipático em belo — é o espírito da Soka Gakkai e a essência da nossa prática do Budismo Nichiren (Ibidem).
Ao despertar para essa verdade, todos os momentos parecem novidade e são encarados com entusiamo, mesmo os negativos. É uma sensação exultante como se tudo de negativo tivesse sido zerado e você tivesse acabado de nascer, com energia máxima e um futuro brilhante pela frente cheio de possibilidades.
O presidente Ikeda orienta: “O que importa é sermos fieis a si próprios ­— continuarmos com pessoas comuns, simples e sinceras. O importante é atingirmos a iluminação por meio da revelação de nossa natureza intrínseca exatamente como somos, como ‘mortais comuns do tempo sem início” ( ).
A grandiosidade e o poder máximo da vida são experimentados no cotidiano, aqui e agora. Quando se diz que não há início nem fim significa que tudo de maravilhoso que pode acontecer, deve acontecer agora. Esperar por um “início” ou trabalhar para chegar num “fim” gera mais ansiedade que felicidade. Tudo que há de bom na vida está concentrado no momento presente, no aqui e agora.Não há um início nem haverá um fim; tudo está aqui, em você.
Recitar e propagar o Nam-myoho-renge-kyo proporciona imediatamente o contato com o “tempo sem início”, ou a entidade suprema da benevolência da vida do universo.
O modo de vida ensinado na SGI abarca o “tempo sem início” e inclui viver sem vaidade, em meios das pessoas comuns, permancendo ao lado delas no sofrimento e na alegria; é uma vida prazerosa na qual se tem orgulho de ser quem se é. Na qual recitamos daimoku com júbilo desejando que todas as pessoas também despertem para o “tempo sem início”.
O presidente Ikeda, o mestre do kosen-rufu, é o modelo de pessoa comun, do povo, iluminado pelo “tempo sem início. Ele demonstra no caráter a capacidade de cada pessoa transformar toda e qualquer realidade.


O momento original da vida


No livro Preleção dos Capítulos Hoben e Juryo, presidente Ikeda elucida sobre o conceito “tempo sem início” (kuon ganjo) —
a energia original para a conquista da felicidade absoluta
Por Daisaku Ikeda
“Tempo sem início” (kuon ganjo)não indica simplesmente um ponto no tempo ainda mais distante que o remoto passado (...); significa o tempo sem início nem fim. À luz desse ensinamento essencial, pode-se dizer que “tempo sem início” representa o “momento original” da vida. Uma vez que despertamos para a origem primordial da vida, cada momento por todas as “três existências” — passado, presente e futuro — torna-se para nós o momento do “tempo sem início”.
Em essência, o Budismo de Nichiren Daishonin ensina um modo de vida embasado no “tempo sem início”. Isso nos possibilita lidar com a realidade de nossas circunstâncias com um espírito vigoroso e esperançoso sempre fundamentado no “momento original”.
Para nós que abraçamos e acreditamos no Gohonzon, que realizamos a prática de gongyo e daimoku, cada dia é kuon ganjo. Podemos viver cada momento como “tempo sem início”.
O grande escritor francês Romain Rolland disse: “Viva o presente. Reverencie cada dia. Ame o presente, respeite o presente...”
(...)
O Sr. Toda dizia que ele se lembrava do “tempo sem início” como se fosse ontem. Como a condição de vida do presidente Josei Toda era imensurável.
Quando despertamos para “tempo sem início”, este mundo saha1 se tornará um mundo fundamentalmente feliz, puro e maravilhoso. Um mundo totalmente habitado por amigos que vivem em harmonia.
Porém, na realidade, este mundo é de incessante miséria e contendas. Precisamente por essa razão, nós que vivemos no momento de “tempo sem início” estamos nos empenhando em realizar a ampla propagação da Lei Mística em prol da felicidade das pessoas da paz mundial.
Nossas atividades diárias embasadas na oração pela felicidade fundamental de todas as pessoas e pela concretização da verdadeira paz mundial representam um grande movimento para abrir uma nova fronteira da vida.
(...)
O presidente Josei Toda explicou: “Isto é para deixar claro que qualquer pessoa pode partilhar igualmente a missão de realizar o kosen-rufu2.”
“Verdadeira identidade” significa verdadeiro eu. A vida do Buda emana vigorosamente nas pessoas que tomaram consciência de sua missão original, possibilitando-lhes conquistar a vitória na vida com toda tranquilidade e desfrutar uma vida feliz e significativa. Portanto, aqueles que se fundamentam no tema “kosen-rufu é minha vida” jamais chegarão a um beco sem saída.
A vida de Nichiren Daishonin e o poder do Gohonzon são tão vastos e ilimitados quanto o próprio universo. Nossa vida também contém infinito potencial. Se podemos ou não manifestar esse potencial, depende totalmente da força e da intensidade de nossa determinação.
Sempre que nos encontrarmos em um beco sem saída, devemos desafiar nossa própria fraqueza e reunir o grande poder da fé para solucionar a situação. Segundo o presidente Josei Toda, isso significa “abandonar o transitório e revelar o verdadeiro” (hosshaku kempon). Fé significa lutar contra os impasses. Fé é uma batalha entre o Buda e a maldade. No budismo, vitória ou derrota é a questão primordial.
(...)
A cada manhã partimos do ponto primordial da vida. A cada manhã o sol de “tempo sem início” desponta em nosso coração.
Nichiren Daishonin diz: “Manhã após manhã nos levantamos com o Buda, noite após noite com o Buda descansamos. Momento a momento atingimos o caminho, momento a momento revelamos o verdadeiro” (Gosho Zenshu, p. 737).
Ele afirma que “momento a momento revelamos o verdadeiro.” Quando nos empenhamos em recitar daimoku e realizar as atividades pelo kosen-rufu, o “buda da Liberdade Absoluta” — o verdadeiro eu — surge em nossa vida, nossa sabedoria e coragem são ativadas e podemos desfrutar um estado de vida de total liberdade. É isso o que significa para nós “abandonar o transitório e revelar o verdadeiro”.
Notas:
1. Mundo saha: (sânscr. saha; jap. shaba-sekai) Este mundo, o mundo dos seres humanos, marcado por sofrimentos. Na versão chinesa das escrituras budistas, a palavra saha é traduzida como “resistência”. O termo “mundo saha” sugere que as pessoas que vivem neste mundo devem resistir a todos os tipos de sofrimento. Também é referido como “terra impura”, em contraste com “terra pura”. O mundo saha é a terra na qual Shakyamuni faz seu advento e suporta inúmeras adversidades para instruir os seres vivos. Algumas escrituras budistas, incluindo o Sutra do Lótus, ensinam que o mundo saha pode ser transformado na Terra da Luz Eternamente Tranquila, ou que o mundo saha é a própria Terra da Luz Eternamente Tranquila.
2. Kosen-rufu: Literalmente, significa “propagar amplamente”. Também quer dizer “paz mundial”— o ideal de dedicar a vida pela felicidade de si e das pessoas visando um mundo melhor.

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