sábado, 28 de janeiro de 2017

Gratidão é...

Gratidão é...



soka gakkai

Nosso objetivo é a felicidade de todos. Ao atuarmos em prol do kosen‑rufu, aprendemos a superar o egoísmo e passamos a reconhecer o valor de cada pessoa e suas atitudes.
A esse respeito, o presidente Ikeda escreve:
“O conceito de saldar as dívidas de gratidão é
um pensamento característico do budismo.
Em sua raiz, existe o princípio da origem existência dependente, isto é, a ideia de que nada existe só, de que todas as coisas estão intrinsecamente relacionadas e influenciam umas às outras. Segundo essa perspectiva, cada indivíduo existe graças ao apoio direto e indireto de inúmeras pessoas. Por essa razão, todos devem se relacionar com o sentimento de gratidão e de retribuição uns aos outros, não se limitando esse ato apenas aos pais”.1


Mais do que retribuir um gesto


Na visão budista, ter gratidão vai além de recompensar um gesto. Significa respeitar e prezar ao máximo todas as pessoas, independentemente do seu comportamento. Exemplo é Nichiren Daishonin, que tinha profunda gratidão até pelos seus inimigos, pois eles lhe deram a oportunidade de se fortalecer e atingir a iluminação.
Dessa forma, todas as pessoas e as circunstâncias têm um significado em nossa vida. Com o coração imbuído de gratidão, vamos aproveitar cada oportunidade para fazer a nossa revolução humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário