segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Unicidade de mestre e discípulo

Unicidade de mestre e discípulo
Um dos princípios fundamentais do budismo é o da “unicidade de mestre e discípulo” (shitei funi). No diálogo dos líderes aprenderemos mais sobre seu significado e valor




Um só coração
Maria Eugenia: No termo shitei funi, shi significa “mestre”; tei, “discípulo”; e funi, “inseparabilidade” ou “unicidade”. É um conceito que explica que não há distinção entre mestre e discípulo. Por mais diferentes que sejam suas características, estão sempre unidos com o mesmo coração.
Allison: O presidente Ikeda diz: “Enquanto mantiverem o mesmo compromisso e juramento, os mesmos ideais e esforços abnegados que o mestre, sem falta desfrutarão de um estado de vida tão sublime e vasto quanto o do mestre. Esse é o caminho para manifestar a iluminação com base na unicidade de mestre e discípulo que pulsa no Sutra do Lótus”. 1
Jorge: Na Soka Gakkai, consideramos o presidente Ikeda como nosso mestre. Ele enfrentou inúmeras adversidades visando unicamente à felicidade de todas as pessoas e por meio de seus esforços vem incentivando cada discípulo a comprovar grandiosas vitórias.
Mesmo ideal
Maria Eugenia: Em muitos
campos, sobretudo na educação e no esporte, mestre é aquele que ensina conhecimentos teóricos e práticos. No budismo, o mestre conduz o discípulo ao caminho da verdadeira felicidade e juntos se dedicam para a conquista de um supremo ideal da paz mundial.
Jorge: O presidente Ikeda orienta: “Não há nada mais belo para um ser humano que os laços de mestre e discípulo. Não existe nada mais forte. A relação de mestre e discípulo é a essência do budismo. Mas devemos nos lembrar de que um mestre não é um ser superior; mestre e discípulo são companheiros que se empenham juntos na vida real para alcançar um mesmo ideal”.2
Allison: Ter um mestre é maravilhoso. É como se ele fosse uma bússola que nos orienta a trilhar o caminho da revolução humana. É ter plena certeza de que podemos conquistar todos os objetivos, independentemente das circunstâncias em
que nos encontramos.
Gratidão
Jorge: Na história e no desenvolvimento da Soka Gakkai se encontra a essência do shitei funi. A Soka Gakkai surgiu em 1930, no Japão, em meio às guerras mundiais. Diante de sofrimentos e destruição, ligados pela unicidade de mestre e discípulo, Tsunesaburo Makiguchi, Josei Toda e Daisaku Ikeda, seus três primeiros presidentes, não recuaram e fizeram das dificuldades o combustível para o grande avanço do kosen-rufu e construíram esta organização que hoje está presente em 192 países e territórios.
Maria Eugenia: Como Sucessores Ikeda, temos de aproveitar ao máximo a grandiosa oportunidade de viver este momento único ao lado do nosso mestre. Então, vamos aprender tudo com o presidente Ikeda, vencer com base na recitação do Nam-myoho‑renge‑kyo e do gongyo, zelar pela nossa família e vencer nos estudos. Embora pareça pouco, essas ações representam a vitória de cada um e são passos significativos para o avanço do kosen-rufu mundial.
Cultivar sonhos
Allison: Para corresponder à consideração do nosso mestre, basta cultivar grandiosos sonhos hoje.
Com base na prática da fé e com coração ligado ao dele, podemos evidenciar força e coragem para nos tornarmos seres humanos valorosos dentro de casa, na escola, em todos os lugares!
Jorge: O presidente Ikeda diz: “Meus amigos da Divisão dos Estudantes, espero que vocês se esforcem a cada ano para comprovar a vitória no budismo e em seus estudos. Por favor, jamais se esqueçam de que essa comprovação é o símbolo de um verdadeiro sucessor”.3
O maior desejo do nosso mestre é que os Estudantes se tornem felizes, fortes e íntegros para que construam um mundo melhor. Que o kosen-rufu seja cumprido com a coragem e a magnífica sabedoria manifestada por aqueles que foram direcionados desde crianças.

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