segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Cultivar um grande coração

Cultivar um grande coração


A melhor forma para nos relacionarmos com as pessoas é nos colocar no lugar delas e tratá-las como gostaríamos de ser tratados

soka gakkai

Ao estudar o Budismo de Nichiren Daishonin, aprendemos que as pessoas possuem o estado de buda. Portanto, todos são seres humanos de grande valor e dignos de respeito.
Convivemos diariamente com vários tipos de pessoas, cada uma com características, comportamentos e pensamentos diferentes. Diante de uma situação que não concordamos, devemos refletir: por que será que tal pessoa tem determinado pensamento? Por que possui comportamentos diferentes dos meus? Se levarmos em consideração que cada indivíduo tem uma história diferente de vida poderemos compreender muito mais o coração de cada um.
Vários tipos de amizade
É natural termos diferentes níveis de afinidade. Há aqueles com quem temos mais facilidade de conversar, há os que são legais para sair e também há pessoas que sentimos confiança para compartilhar nossos sentimentos mais íntimos. Seja como for, podemos aprender muito com todos. Sobre isso, nosso mestre diz:
“Existem muitos tipos e graus de amizade. Algumas amizades acabam com o ano letivo. Outras duram o período todo da escola e algumas, a vida inteira. Algumas pessoas dizem ter muitos amigos, mas todas as suas amizades são superficiais. Outras têm apenas um amigo, mas essa amizade é muito profunda e duradoura. Porém, não há nenhuma necessidade de classificarem suas amizades e dizer que esta é boa e aquela não. É importante estimar todos os tipos de amizade. Por favor, procurem ser sinceros e verdadeiros em cada uma delas. Este é o ponto principal para ser um bom amigo: ser sincero e constante em sua amizade”
Dr. Daisaku Ikeda

Nenhum comentário:

Postar um comentário