sábado, 28 de janeiro de 2017

Soka Gakkai por um mundo melhor

Soka Gakkai por um mundo melhor
Objetivos que se eternizam por meio da unicidade de mestre e discípulo


Jossei Toda
Há 85 anos, o professor Tsunesaburo Makiguchi e seu jovem discípulo, Josei Toda, fundaram a Soka Gakkai no Japão.
Tudo começou porque eles tinham o sonho de transformar a metodologia educacional que formava jovens para seguir carreira militar, em uma educação humanista que desenvolvesse pessoas de grande valor para a sociedade. Ao conhecerem o Budismo de Nichiren Daishonin, uniram seus sonhos a essa filosofia e fundaram a organização em 1930.
Tsunesaburo Makiguchi se tornou o primeiro presidente, sendo sucedido por Josei Toda. Na cerimônia de sua posse, o segundo presidente declarou a decisão de “eliminar a miséria da face da Terra” para acabar com o sofrimento, estabelecendo a paz. Dessa forma, dedicou todos os seus esforços para solidificar a organização no Japão. Sob a liderança do terceiro presidente, Daisaku Ikeda, esse movimento ampliou-se em escala global.
O juramento de mestre e discípulo é o espírito fundamental da organização e seu legado é construir um mundo melhor.
“Nós estaríamos traindo o espírito de Nichiren Daishonin de ‘assegurar a paz da nação por meio do estabelecimento do correto ensino’ se ignorássemos o sofrimento na sociedade e ficássemos fechados no mundo da religião, contentes em simplesmente ficarmos sentados em paz e tranquilidade, recitando daimoku. A prática do budismo está na batalha para eliminar a miséria e o sofrimento do mundo, defender os direitos humanos e a dignidade humana e construir uma sociedade pacífica"
Josei Toda
Frase citada em um discurso do presidente Ikeda proferido na conferência realizada no Centro Cultural Soka, em Tóquio, Japão, em 23 de fevereiro de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário