sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Parábola das três carruagens e a casa em chamas

Parábola das três carruagens e a casa em chamas


Havia na cidade um velho bem rico. Ele possuía muitas terras, casas e uma mansão suficientemente grande para quinhentas pessoas viverem confortavelmente. Mas a mansão estava muito velha. Suas vigas, paredes, pilares e base ameaçavam ruir. Os filhos do homem rico, contudo, gostavam de brincar na velha casa. Um dia um incêndio começou e se propagou rapidamente por toda a mansão, mas as crianças estavam tão entretidas nas brincadeiras que não perceberam o perigo.
O pai, vendo a casa em chamas, corre aos gritos para avisar os filhos:
— Fogo! Fogo! Saiam rápido antes que morram queimados!
As crianças, absortas, não ouvem o alerta do pai. Desesperado, o velho decide usar uma tática especial. Lembrando-se de que seus filhos gostavam de objetos raros, gritou o mais alto que pôde:
— Tenho algo maravilhoso para vocês. Se não vierem receber, mais tarde irão se arrepender. Tenho belíssimas carruagens aqui fora: uma puxada por um carneiro, outra por um cervo e outra puxada por um boi. Poderão brincar à vontade com elas. Agora saiam e eu as darei a vocês.
Ouvindo isso, as crianças saem da casa apostando corrida entre si para ver quem chega primeiro até o pai.
Assim, o bom velho dá a cada um dos filhos uma carruagem que, na realidade, era bem maior e muito mais bonita do que as que lhes foram prometidas. Cada uma delas era puxada por um grande boi branco e decorada com sete espécies de pedras preciosas. O pai observa os filhos brincando com as carruagens e pensa:
— Minhas riquezas são imensuráveis e eu amo todos os meus filhos igualmente. Não posso lhes dar veículos inferiores.Tenho riqueza suficiente para presentear todas as pessoas de meu país com carruagens puxadas por bois brancos. Portanto, com certeza, não poderia deixar de dá-las aos meus próprios filhos.
E foi assim que as crianças foram salvas.
Conclusão
O Sutra do Lótus utiliza parábolas com o intuito de facilitar a compreensão dos princípios budistas. Dentre as sete mais representativas, se encontra a parábola das três carruagens e a casa em chamas (capítulo 3, "Analogia e Parábola").
Nessa história, a casa em chamas é uma metáfora do nosso mundo, envolto pelas chamas do sofrimento; o homem rico simboliza o Buda; as crianças, os seres vivos; e as três carruagens, o ensinamento dos três veículos (estados de erudição, autorrealização e bodisatva). A grande carruagem puxada pelo boi branco representa o supremo veículo do estado de buda, capaz de conduzir todas as pessoas à felicidade. Essa representação indica a substituição dos três veículos pelo veículo único do Buda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário