domingo, 29 de janeiro de 2017

Eleve seu caráter

Eleve seu caráter


3soka gakkai

O hábito da leitura de bons livros ajuda a polir o caráter e a pensar no bem da humanidade para viver uma vida mais solidária.
Cada autor e cada livro trazem uma visão diferente do mundo e com isso começamos a enxergar melhor as coisas. Dessa forma podemos reafirmar valores importantes que já temos e repensar outros que possam causar grandes mudanças. Podemos também discordar das ideias de alguns autores. Tudo isso faz com que criemos um senso crítico.
No mundo de injustiças e preconceitos no qual vivemos, a leitura é como uma ferramenta que possibilida encontrarmos o caminho correto a trilhar.
Construção da paz
Ronaldo Rogério de Freitas Mourão (1935–2014) foi um grande astrônomo brasileiro. Seu diálogo com o presidente da SGI, Daisaku Ikeda, em 2005 deu origem ao livro Astronomia e Budismo: Uma Jornada Rumo ao Distante Universo.
Assim como o presidente Ikeda, Mourão também era ávido leitor. Em sua biblioteca particular reunia mais de 3 mil livros. Criou paixão pela leitura por incentivo de sua mãe. Ela considerava a habilidade de escrever bem e expor suas ideias como importantes características do ser humano, virtudes adquiridas pelo hábito de ler bons livros.
No diálogo, o presidente Ikeda afirma que a decadência da cultura das letras está relacionada com a proliferação da violência.
Ler bons livros é vital para cultivar a fortaleza da intelectualidade que combate todas as formas de violência.
Cultivar o hábito da leitura estimula a imaginação, aprofunda o pensamento e aprimora o raciocínio. As pessoas com rica imaginação são capazes de compreender a dor de seus semelhantes. Tornam-se solidárias e buscam se desenvolver junto com as pessoas à sua volta.
“Ler e reler bons livros contribui para elevar o espírito, induz naturalmente ao conhecimento, aprimora a inteligência e, sobretudo, refina ao máximo o ser humano. Pessoas que leem muito, que têm espírito ávido pela boa leitura, são muito agradáveis, imaginativas, refinadas e geralmente possuidoras de alto nível de consciência”1
Ronaldo Mourão
Estudar, comprovar e dialogar
Com base na matéria e no incentivo abaixo, realize um diálogo na reunião dos Sucessores Ikeda 2030 sobre a importância de se desafiar na leitura.
“Ler é como sair para uma jornada. Pode-se viajar para o leste ou para o oeste, para o norte ou para o sul, e conhecer pessoas e lugares. Ler transcende o tempo. Ler dá a oportunidade de participar de uma expedição com Alexandre, o Grande, ou de se tornar amigo de pessoas como Sócrates e Victor Hugo e de dialogar com elas” 2
Dr. Daisaku Ikeda

Nenhum comentário:

Postar um comentário