segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Muito mais do que Laços de Família

Muito mais do que Laços de Família


A revolução humana de um único jovem transforma a família e a sociedade

SOKA GAKKAI

Alguns jovens são amigos de seus pais, outros, nem tanto; há aqueles que estão sempre ao lado de seus irmãos, ou os que passam apenas algumas horas com eles; existem famílias que conversam com frequência e outras que não possuem esse hábito. Independentemente do tipo de relacionamento que temos em casa, o importante é que se cultive o respeito mútuo e a harmonia.
Para isso, é preciso que tenhamos iniciativa, esforço e persistência. Essa não é uma tarefa fácil, mas é justamente nessa trajetória que realizaremos a revolução humana que conduz a família à vitória e transforma a sociedade.
Missão compartilhada
Existe uma profunda relação cármica entre as pessoas com quem nos relacionamos. Não é por acaso que nascemos em nossa família.
Com relação aos pais, eles nos deram a vida, permitindo que realizemos a prática budista. No Budismo de Nichiren Daishonin, aprendemos que todos têm o estado de buda e por isso precisamos respeitar e acreditar no potencial de si e dos outros.
Com base na prática da fé, é possível trilhar o caminho correto para cumprir a missão da melhor forma.
Viver dessa maneira é manifestar gratidão aos pais.
Ganken ogo
O budismo explica o princípio de ganken ogo — “adotar voluntariamente o carma apropriado”. Isso significa que as circunstâncias na qual nascemos é, na realidade, fruto de uma escolha que fizemos. Escolhemos nascer nessas condições para que possamos comprovar em nossa vida a grandiosidade da prática da fé e por meio dessa vitória incentivar outras pessoas.
Estudar e dialogar para comprovar
No dia da reunião dos Sucessores Ikeda 2030
Realize um diálogo entre os DE-Herdeiros sobre:
1 Comprovação dos benefícios da prática budista na família
2 Gratidão aos pais
“Nichiren Daishonin diz a [discípula] Sennichi-ama: “Seu filho Tokuro Moritsuna, assim como fez no ano passado, neste ano também veio da distante Sado até o Monte Minobu para visitar o túmulo de seu estimado pai, Abutsu-bo”. E elogia sinceramente a postura admirável de devoção filial do filho e da mãe. A devoção filial em primeiro lugar — esta é sem dúvida a verdadeira conduta de um praticante budista. A Lei Mística é a mais sublime causa do bem que podemos levar a todas as pessoas e é a grandiosa Lei que promete paz e tranquilidade pelas três existências a todos que têm relação conosco, a começar pelos nossos pais"
Dr. Daisaku Ikeda

“Uma vez que nos tornamos uma família devido a uma profunda ligação, devemos nos ajudar uns aos outros a sermos felizes como bons amigos. Uma família cujos integrantes compartilham o supremo ideal do kosen‑rufu e que se apoiam mutuamente, ajudando-se e dando condições para que seus integrantes cresçam, é uma 'família criativa' e 'que progride'"
Dr. Daisaku Ikeda

Nenhum comentário:

Postar um comentário