sábado, 28 de janeiro de 2017

Vamos orar para vencer

Vamos orar para vencer



soka gakkai


Imagino que estejam planejando os objetivos para 2017. Sabemos que nossas orações são muito importantes, mas como devemos orar?
Gostaria de compartilhar um pouco do que aprendi desde que iniciei a prática budista, aos 20 anos.
Na época, não tinha convicção no Gohonzon e muito menos entendia a força do daimoku. Eu passava por grande sofrimento e recebi encorajamentos dos meus veteranos para me dedicar à recitação do gongyo e daimoku como ponto primordial da prática da fé e trampolim para a vitória. Com base neste desafio diário, aprendi a superar todas as dificuldades. Essa foi, sem dúvida, a grande causa para alcançar todos os meus objetivos.
O presidente Ikeda nos ensina: “O gongyo é uma atividade diária na qual purificamos e treinamos nosso coração e nossa mente. É a força que aciona a ‘máquina’ para darmos uma partida revigorante ao nosso dia (...). Se realizamos isso regularmente a cada manhã e noite, nossa energia vital — nossa máquina — é fortalecida (...). Então, mesmo que vocês não compreendam o significado literal do que estão pronunciando, enquanto realizam gongyo e daimoku, suas vozes atingirão todos os budas, bodisatvas e deuses celestiais – as forças protetoras inerentes à vida do universo. E, invisivelmente, o universo inteiro se movimentará para concretizar suas orações (...). Quanto mais se esforçarem na fé — realizando gongyo e daimoku —, maiores serão seus benefícios”.1



O que é a verdadeira vitória?


Uma vida feliz é determinada pelo espírito de jamais ser derrotado

soka gakkai


Quando lançamos um objetivo, desejamos conquistá‑lo a todo custo, e os imprevistos no meio do caminho podem nos deixar tristes ou perdidos. No Budismo de Nichiren Daishonin, aprendemos que mais importante que a vitória é o próprio caminho que nos conduz a ela.
Os esforços realizados nesse percurso representam a própria felicidade, pois fortalecemos a nossa fé e aprimoramos a vida. Ao passarmos por algum desafio, nós nos sentimos ainda mais motivados a fazer daimoku. Essa oração sincera eleva nosso estado de vida e abre os caminhos da vitória.
Se você não conquistou todos os objetivos que lançou no começo do ano, não se sinta derrotado. Lembre-se sempre das palavras do Mestre, presidente Ikeda: “Haja o que houver, a glória e a vitória serão conquistadas pelos jovens que se desafiam continuamente com o espírito de jamais ser derrotado”.1
Renove a disposição, ore, se esforce e persista, até conseguir. E, se já conquistou todos os objetivos, almeje novos desafios.
“Seu futuro depende dos esforços que fazem e se estão ou não seguindo o caminho correto. De nada adiantará ficarem se comparando aos outros. O importante é compararem o seu ‘eu’ de hoje ao seu ‘eu’ de ontem. Se perceberem que avançaram mesmo um passo, então marcaram uma vitória”
Dr. Daisaku Ikeda

Nenhum comentário:

Postar um comentário