domingo, 29 de janeiro de 2017

Gratidão às mães

Gratidão às mães


Primeira parte do diálogo entitulado Divisão dos Estudantes, resplandeça, ilumine o mundo!, publicado no jornal Mirai 1, edição de maio de 2013

soka gakkai


Jornal Mirai: Chegamos à estação do ano em que as folhas novas resplandecem verdejantes [primavera]. Nossos sinceros parabéns pelo 3 de Maio, Dia da Soka Gakkai.
Presidente Ikeda: Parabéns! Estou realmente feliz por receber o glorioso 3 de Maio junto com os membros da Divisão dos Estudantes de todo o país e do mundo inteiro. Nada me deixa mais feliz do que o desenvolvimento radiante e cheio de vivacidade dos membros da Divisão dos Estudantes que reluzem brilhantemente como as folhas novas de maio.
Jornal Mirai: O dia 3 de Maio é o eterno ponto primordial da Soka Gakkai. Foi neste dia, em 1951, que o professor Josei Toda assumiu como segundo presidente da Soka Gakkai e bradou a meta da “concretização de 750 mil famílias”.
Presidente Ikeda: Sim, exatamente.
Na época, havia apenas cerca de 3 mil membros na Gakkai. Ao ouvirem o número “750 mil”, todos pensaram ser uma “fábula longe da realidade,
um sonho”. Contudo eu fiz desse juramento do Toda Sensei o meu próprio, e assim parti para o incansável desafio.
Incentivei os membros que passavam por dificuldades e sofrimentos por onde eu ia, e fui levantando um a um para lutar junto comigo. Assim, cada onda se tornou 10 mil, e dessa forma concretizamos o grande desejo e empreendimento de meu venerado mestre, as 750 mil famílias.
Jornal Mirai: Em 3 de maio de 1960, o senhor sucedeu o presidente Toda assumindo como terceiro presidente. E a partir de então, ao longo de mais de meio século, veio percorrendo o mundo inteiro visando à concretização da paz e da felicidade da humanidade — o kosen-rufu.
Presidente Ikeda: A solidariedade Soka se expandiu para 192 países e territórios. As vozes recitando daimoku ecoam ininterruptamente pelo planeta Terra, 24 horas por dia e 365 dias do ano. Como o presidente Toda deve estar realmente feliz.
Este 3 de Maio é também o Dia das Mães da Soka Gakkai. Fiz dessa importante data da Gakkai o dia para louvar as “mães Soka”, com profunda e sincera gratidão aos membros da Divisão Feminina que mais se empenham e se dedicam em prol do kosen-rufu.
Peço o favor à Divisão dos Estudantes que façam desse dia também aquele em que expressam sua gratidão às mães por tudo o que elas sempre têm feito por vocês.
Uma amiga com quem minha esposa e eu dialogamos afetuosamente foi a “mãe do meio ambiente” da África, a Dra. Wangari Maathai (ganhadora do Prêmio Nobel da Paz). Ela também era uma pessoa que jamais se esquecia da gratidão à sua mãe. É famosa por ter propagado ao mundo o “coração das mães” que zela pela vida e pelo meio ambiente, simbolizado pela palavra mottainai [expressão japonesa que significa "que desperdício!"].
A Dra. Maathai nos enviou certa vez um
vídeo nos parabenizando pelo 3 de Maio.
Não me esqueço de sua imagem falando com um sorriso tão luminoso quanto o Sol, estampado no rosto: “Algo que posso dizer com convicção sobre as viagens que faço
pelo mundo é que nunca houve um único
lugar dentre os meus destinos no qual eu não tenha me encontrado com membros da Soka Gakkai felizes”; “As pessoas da Gakkai com as quais eu me encontrei pareciam todas realmente muito felizes. Eram tão felizes que agora, quando ouço a palavra ‘felicidade’, o que me vem à mente é a imagem dos membros da Soka Gakkai”.
Onde quer que eu vá pelo mundo encontrarei sempre o sorriso resplandecente dos nossos companheiros. Realmente estamos vivendo uma época extraordinária.
Jornal Mirai: Recebemos a seguinte pergunta de um responsável pela DE-Herdeiro de um distrito: “Por que a Soka Gakkai se expandiu tanto no mundo?”
Presidente Ikeda: É uma pergunta
bastante aguçada. Aconteceu porque nós
viemos incentivando e cuidando de cada pessoa
com carinho.
Se houver algum amigo que está com problemas, vamos imediatamente ao seu encontro, o mais rápido possível para incentivá-lo. E orar juntos, e olhar juntos para frente, nos levantar juntos. E esse amigo que se reergueu agora é quem parte para incentivar corajosamente outros amigos.
Mesmo que se fale em 192 países e territórios, esta realidade é a “corrente de incentivos” e é formada pelos “sucessivos dramas de revolução humana”.
É isso que chamamos de kosen-rufu.
Não há outra organização que zele tanto por
uma “única pessoa” como a Soka Gakkai.
As pessoas que se empenham decididamente como eixos desse movimento são as suas mães e também as veteranas da Divisão Feminina da localidade, que são tesouros tão preciosos
quanto o Buda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário