sábado, 28 de janeiro de 2017

A partir de mim!

A partir de mim!



soka gakkai
Encontro de Nelson Mandela com Daisaku Ikeda
Recentemente assisti ao filme Invictus, que retrata o momento em que Nelson Mandela, ganhador do Prêmio Nobel da Paz (1993) e primeiro presidente negro eleito, assume a presidência da África do Sul após passar 27 anos preso por ser contra o apartheid, regime de segregação racial adotado no país entre 1948 e 1994.
Além do desafio de unir a nação sul-africana, que até então estava dividida entre brancos e negros, o filme mostra o drama pessoal de Mandela em relação à sua família, pois sua filha não aceitava a aproximação com o pai após tantos anos separados. Assim, o filme mostra quanto Mandela se empenhou para se tornar um ser humano melhor, capaz de impulsionar essa transformação de seu país.
O presidente Ikeda enfatiza constantemente em suas orientações o conceito de revolução humana, em que a transformação do mundo depende da transformação do próprio ser humano. Na Proposta de Paz de 2014 consta: “Sua essência [revolução humana] está no empoderamento, que permite a cada indivíduo manifestar ilimitadas capacidades”. E continua: “Na verdade, a coragem e a esperança resultantes dessa mudança interior levam as pessoas a enfrentar e vencer dificuldades vindouras; é um processo de criação de valor que culmina na transformação da própria sociedade”.
Por isso, o mais importante é nos perguntarmos hoje que tipo de ser humano estou me tornando e que ações no meu dia a dia contribuem positivamente com a vida das pessoas que estão ao meu redor.
Transformar o mundo em um lugar melhor significa me tornar uma pessoa melhor todos os dias, o que inclui ser um excelente filho, vencer nos estudos, cultivar bons amigos, desafiar a prática da fé.
O lema dos estudantes chineses da Universidade de Tsinghua afirma: “Tudo começa comigo. E começa a partir de agora!”. Como Sucessores Ikeda em quem o Mestre tanto confia, vamos tornar o mundo um lugar melhor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário