domingo, 29 de janeiro de 2017

Por uma sociedade mais humana

Brasil Soka Gakkai Internacional


budismo nitiren


Neste mês, comemoramos o aniversário de 55 anos da BSGI, organização formada por pessoas verdadeiramente comprometidas em fazer uma sociedade melhor. Pela atuação alegre e contagiante de seus associados, podemos dizer que a BSGI é um verdadeiro sol de coragem e esperança.
Tudo começou com o nosso mestre, presidente Ikeda, que, em 1960, mesmo em meio a inúmeras adversidades veio ao Brasil para fundar a organização. Com seu exemplo, ele nos ensinou que a decisão de uma única pessoa pode mudar o mundo.
É nisso que acreditamos e é o que nos motiva a escrever as próximas páginas desta grandiosa história!
1960
Após tomar posse como terceiro presidente da Soka Gakkai, Daisaku Ikeda parte para sua primeira viagem ao exterior em 2 de outubro de 1960 com o objetivo visitar os membros que viviam em outros países para incentivá-los na prática budista visando à expansão do kosen-rufu mundial. Ele chegou em São Paulo em 19 de outubro e fundou o primeiro distrito fora do Japão no dia seguinte.
1966
Em 1966, o presidente Ikeda ficou apenas quatro dias no Brasil. Havia um clima de tensão provocado pelo golpe de Estado de 1964 pelos militares. Espalharam boatos de que a Soka Gakkai era uma organização perigosa e então a comitiva foi mantida todo o tempo sob rigorosa vigilância. Mesmo assim, no dia 13 de março, o Festival Cultural da América do Sul foi realizado no Theatro Municipal de São Paulo com a presença do presidente Ikeda.
1974
Desde a segunda visita, a BSGI passou a atuar para divulgar os ideias de paz, cultura e educação na sociedade brasileira. Mas o governo negou a entrada do presidente Ikeda ao país. Mesmo tristes, os membros realizam o Festival Cultural no Palácio das Convenções do Anhembi em São Paulo.
1984
Após 18 anos, o Ikeda sensei retornou ao Brasil. Para a alegria de todos, ele fez uma visita repentina em meio ao ensaio geral do Festival Cultural no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, no dia 25 de fevereiro de 1984. O evento aconteceria no dia seguinte na presença do Mestre com grande emoção de todos os participantes.
1993
Após o fim da ditadura militar em 1985, a BSGI passou se desenvolver em meio à sociedade. As ações do presidente Ikeda começaram a ser reconhecidas no Brasil por importantes homenagens.
No dia 18 de fevereiro de 1990, com a presença do Sr. Hiromasa Ikeda, atual vice-presidente da SGI, é inaugurado o Centro Cultural Campestre da BSGI (CCCamp), local que o presidente Ikeda visitou pela primeira vez em 1993.
2009
Os jovens se tornam cada vez mais a grande força propulsora da BSGI e realizam a Convenção Cultural da Divisão dos Jovens em 17 de outubro de 1999, no CCCamp.
Em 22 de julho de 2001, o presidente Ikeda dedicou o poema Brasil, Seja Monarca do Mundo! como diretriz para a vitória da BSGI em 2010. Visando esse objetivo, em 3 de maio de 2009 foi realizada a Convenção Cultural dos Jovens Monarcas da Nova Era, em São Paulo. O dia ficou gravado pela decisão dos integrantes da Divisão dos Jovens de se tornarem pessoas de grande valor.


Por uma sociedade mais humana


A BSGI foi fundada com o principal objetivo de difundir os ideais de paz, cultura e educação da Soka Gakkai, defendidos pelo seu terceiro presidente, pacifista e poeta laureado, Dr. Daisaku Ikeda
Passados 55 anos desde a sua fundação,  a cada ano a BSGI cresce mais com a missão de difundir uma cultura de paz, sempre buscando mostrar o verdadeiro potencial do ser humano por meio do diálogo de vida a vida. É uma organização voltada para o ser humano e impulsionada na ação de prezar cada pessoa.
Paz
Os simpósios, seminários, conferências e encontros de estudo promovidos pela BSGI são algumas das atividades elaboradas para disseminar o conceito de uma cultura de paz e implantá-la no coração humano e, consequentemente, em toda a sociedade.
Cultura
Em 1984, surge a Coordenadoria Cultural da BSGI, fundada pelo presidente Ikeda em sua terceira visita ao Brasil. Atualmente é composta pelos departamentos de artistas, juristas, esportistas e comunicadores.
Além das ações dessa coordenadoria, a BSGI promove atividades com variados grupos artísticos, de organização de eventos, de proteção ambiental, entre outros, voltados para a cidadania global.
Educação
O fundador da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi, era um educador japonês. A base da educação Soka firmada por ele é aprimorar-se constantemente por meio da autorreforma e de uma educação voltada para o ser humano, e que as pesssoas sejam felizes enquanto estudam.
Com base na ideia de que a sociedade tem papel fundamental na educação, com ações concretas, a Coordenadoria Educacional realiza projetos em meio à sociedade, contribuindo para seu pleno desenvolvimento e resgate humanístico.
A felicidade muda o mundo
Os companheiros da Divisão dos Estudantes que crescem em meio às atividades da BSGI se desenvolvem felizes e com um forte senso de humanismo. O brilho de cada um deles é capaz de mudar a realidade do planeta. Veja o que alguns têm a dizer a respeito da organização e o que gostariam de mudar no mundo
“Dentro da BSGI recebo muitos incentivos dos meus responsáveis, que me encorajam a vencer as questões do dia a dia. Tenho amigas da banda feminina Nova Era Kotekitai e aprendo muitas coisas nas reuniões dos Estudantes. Eu me sinto muito feliz quando recito o Nam-myoho-renge-kyo!”
Larissa Gonçalves de Freitas 9 anos, Americana, SP
“A BSGI é muito importante para mim, pois me ajuda a superar minhas dificuldades, a ter mais amigos e me ensina coisas que não se aprende na escola. Ouvir conselhos e incentivos sobre situações do dia a dia são a coisa mais interessante que eu encontro nas reuniões da BSGI.”
Bruna Louise Barros de Araújo Lessa 11 anos, Aracajú, SE
"Gosto muito das reuniões da BSGI, principalmente dos amigos que faço lá e dos incentivos que escuto. Se eu pudesse mudar algo no planeta, gostaria que não existissem guerras. Queria que todos fossem livres e felizes, para que pudessem viver em paz."
Chris Ruan da Silva Alves 13 anos, Macaé, RJ
“Acho que se muda o mundo pela mudança da mentalidade das pessoas. Na minha opinião, o mais importante na constituição de um bom cidadão são os valores que cada um leva consigo. Portanto, gostaria que as pessoas fossem mais humanas, que se importassem com o próximo e fossem mais conscientes de seus atos.”
Roberto Mitsuaki Saito 15 anos, São Paulo, SP
“A BSGI, que mais do que qualquer outra organização desenvolveu com afeto e jovialidade pessoas valorosas dos mais diversos potenciais e capacidades e faz com que cada vida brilhe com o melhor de sua habilidade, é o ‘jardim das cerejeiras, ameixeiras, pessegueiros e damasqueiros’”
Dr. Daisaku Ikeda

Nenhum comentário:

Postar um comentário