sábado, 28 de janeiro de 2017

Água para todos

Água para todos


Tomei conhecimento da história de Ryan Hreljac, jovem canadense de 24 anos que contribui para milhares de africanos terem acesso à agua. Compartilhamos sua história inspiradora

soka gakkai


Ryan Hreljac, quando tinha 6 anos, ouviu de sua professora que havia crianças em países no continente africano que morriam por não terem acesso a água. Ao tomar conhecimento daquela situação, ele se sensibilizou e refletiu que aquela realidade era muito diferente da que vivia, na qual bastavam alguns passos para chegar a uma torneira.
Então, ele pediu dinheiro aos seus pais para construir um poço de água em Uganda. Depois de alguns dias eles responderam que, se Ryan fizesse algumas tarefas extras em casa, receberia uma quantidade de dinheiro que os pais poderiam pagar. Na época o garoto acreditava que seria o suficiente para construir o poço que ele tanto queria. No entanto, descobriu que a quantia necessária para concluir seu objetivo seria 30 vezes maior.
O primeiro poço
O menino começou a divulgar seu projeto em organizações não governamentais (ONGs) e em salas de aulas para que todos ouvissem sua história e contribuíssem com a construção de um poço que seria feito ao lado de uma escola primária em Uganda.
Ryan pediu ajuda a todos que conhecia —
irmãos, vizinhos, amigos. Contagiados, juntos conseguiram reunir dinheiro suficiente e ele entrou em contato com uma ONG que angariava fundos para construir poços de água em comunidades carentes.
Em janeiro de 1999, seu objetivo foi conquistado, e, quando ficou pronto, o menino começou a trocar correspondências com as crianças daquele colégio. Com grande esforço, seus pais pagaram as passagens e foram com o filho para Uganda em 2000, e lá conheceram todos os que tiveram a vida beneficiada pelo poço. Isso incentivou o jovem ainda mais e, a partir de então, ele não parou com seus esforços e continua arrecadando fundos até hoje. Fundou uma ONG, a Ryan Well’s Foundation, que atualmente já construiu mais de 1.000 poços e 1.153 latrinas1 que fornecem água potável e melhores sistemas de saúde a mais de 789.900 pessoas.
A atitude de Ryan mudou a realidade de uma comunidade inteira. Por mais que pareça impossível, acreditar e ter um sentimento puro e sincero pelo que faz gera resultados efetivos.
A água no mundo
- 283 milhões de pessoas não têm acesso à água limpa no mundo
- 37% das pessoas que não têm acesso à água vivem na África Subsaariana2
- 50% dos leitos de hospitais do mundo estão ocupados com pacientes com doenças relacionados à água
- menos de 33% das pessoas têm acesso a um banheiro na África Subsaariana
Desde a sua fundação em 2001, a Ryan's Well Foundation ajudou a perfurar 1.000 poços artesianos com água potável, a construir 1.153 latrinas1 para melhoria do saneamento básico e mais de 789 mil
pessoas a ter acesso à saúde de qualidade
Notas: 1. Latrina: banheiro público; 2. África Subsaariana: também chamada de África Negra, é a região do continente africano situada ao sul do deserto do Saara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário