segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Bons e maus amigos

Bons e maus amigos


Existem vários tipos de amigos e a prática budista nos dá condições de discernir as boas e más influências
Alexandre: Os termos zentishiki (“bom amigo”) e akutishiki (“mau amigo”) indicam dois tipos de pessoas que exercem influência positiva ou negativa em nossa prática budista, significam respectivamente “conhecimento benéfico” e “conhecimento maléfico”.
Thiago: Em outras palavras, o bom amigo conduz o outro à prática correta do budismo e à felicidade absoluta. Ao contrário, a pessoa que conduz a outra para um caminho negativo, desviando-a da prática, representa um mau amigo.
Ser um bom amigo
Caelen: A nossa oração deve ser direcionada para que sejamos uma pessoa forte e de confiança — um bom amigo. Assim teremos bons amigos. O presidente Ikeda explica que “quando se fortalece a si próprio, pode se edificar uma amizade dourada que não se abala diante de nada”.1 À medida que nos empenhamos na prática, vamos nos tornando um bom amigo para os demais: ouvindo, dialogando, compartilhando as palavras do presidente Ikeda, incentivando a fazer orações, falando de nossas experiências.
Alexandre: O presidente Ikeda diz: “No Gosho, Nichiren Daishonin fala sobre ‘uma amizade na sala da orquídea’.2 Essa frase significa que assim como as orquídeas em uma sala emprestam sua delicada fragrância a todos os que entram, devemos nos empenhar para ser o tipo de amigo que tem sobre os outros um efeito positivo e enaltecedor. Tudo o que têm a fazer é ser como a orquídea. No Oriente, a orquídea é o símbolo de uma pessoa de nobre caráter. Portanto, por favor, desenvolvam seu caráter para que exalem uma bela fragrância tal como a orquídea”.3
Minha experiência
Thiago: O valor da amizade tem uma importância tão grande que a história da sua vida pode ser completamente diferente. Quantos de nós pudemos transformar o desânimo em coragem, o desespero em esperança, tudo por ter um bom amigo. Tenho muitos amigos, mas em especial meus familiares. Eles me falam a verdade mesmo quando eu não a entendo no momento.
Alexandre: Quando entrei no Taiyo Ongakutai tinha 10 anos, não gostava muito de participar dos ensaios e não entendia a importância das atividades da BSGI e de um grupo horizontal na minha vida. Mas, por ter grandes amigos dentro do grupo, não desanimei de participar, e hoje compreendendo toda a importância da atuação em prol do kosen-rufu e da grandiosidade do Mestre.
Caelen: Vivenciei muitos momentos marcantes que me mostraram quanto tenho boa sorte por estar rodeada de pessoas sensacionais.
Recentemente eu estava me preparando para uma prova e achei que não fosse conseguir fazer por ser muito difícil. Então, uma amiga da BSGI soube disso e passou a me ligar e mandar mensagem para me incentivar; além disso, fizemos daimoku juntas.
Sempre alerta!
Thiago: Saber do conceito de bons amigos e maus amigos é importante para ficarmos alertas quanto às influências positivas ou negativas em nossa prática da fé. Jamais podemos nos desviar do caminho da felicidade absoluta.
Calen: Não se preocupe em tentar agradar a todos. Seja você mesmo! Também não se preocupe em ter muitos amigos, desde que os que tenha sejam os melhores e aqueles em que você realmente pode confiar.
Alexandre: A amizade é um dos tesouros mais valiosos da vida. Portanto cultive verdadeiros laços de amizade, sem jamais esquecer das palavras do Mestre: “Concentrem-se em se tornar excelentes pessoas. Quanto melhores vocês se tornarem, melhores serão os amigos que encontrarão um dia”.4

Nenhum comentário:

Postar um comentário