sábado, 28 de janeiro de 2017

A esperança nasce do esforço

A esperança nasce do esforço


Fim de ano é a época de refletir e decidir que o próximo ano será ainda melhor. Deixe a alegria e a esperança contagiarem seu coração!

budismo nitiren


É comum, nesta época, escrever objetivos a serem concretizados durante o ano. Além disso, é o momento em que refletimos: “Como foi meu ano? Dos objetivos que lancei, quantos concretizei?”. Independentemente dos resultados, nosso espírito de herdeiro deve ser sempre o de jamais desistir. Quanto mais nos esforçarmos, mais boa sorte acumularemos e assim construiremos uma vida repleta de conquistas na sociedade, nos estudos e na organização.
E por que temos objetivos?
Podemos sonhar com tudo o que desejarmos. Ter metas claras norteará nossos passos rumo à concretização dos objetivos. Em um diálogo com os membros da Divisão dos Estudantes, o líder da SGI, Daisaku Ikeda, cita que “O presidente Toda dizia: ‘É ótimo que os jovens tenham grandes sonhos. Ao longo de uma vida, só conseguimos realizar uma fração daquilo que sonhamos. Assim, se desde o início os sonhos forem pequenos, nada se poderá conseguir no fim’.
Sem esforços tenazes, os sonhos terminarão em meras fantasias. O esforço é a ponte que liga o sonho e a realidade. As pessoas que se esforçam são cheias de esperança. Isto significa que a esperança nasce do esforço. Tenham grandes sonhos e avancem até onde forem capazes”.1
Ao nos dedicarmos a grandes objetivos, movemos nossa vida no sentido da vitória, e isso faz surgir a coragem e a esperança para trilharmos uma vida feliz e de inúmeras conquistas. Como membros da DE‑Herdeiro, a primeira ação que podemos empreender nesse sentido é a dedicação aos estudos.
A prioridade é o estudo
Um dos significados da palavra “estudo”
é “aplicação do espírito para aprender”. Com ele adquirimos conhecimento e cultura e desenvolvemos as ferramentas necessárias para atingirmos objetivos e nos desenvolvemos como pessoas valorosas na sociedade.
Sobre esse assunto, o presidente Ikeda nos orienta: “Façam de seus estudos sua primeira prioridade, segunda prioridade e terceira prioridade. Se vocês deixam de estudar agora que podem, então, antes que percebam, a oportunidade já não será mais de vocês. Se não realizarem esforços tenazes no presente, certamente se arrependerão no futuro”.2
Seguindo o direcionamento do Mestre, vamos empreender vigorosos esforços na área de atuação para vivermos uma vida sem arrependimentos.
Estudar, comprovar e dialogar
Com base na matéria e no incentivo ao lado, dialoguem na atividade da DE-Herdeiro sobre a importância de empreender contínuos esforços sem jamais desistir de seus sonhos.
“Jamais desistam da luta! Não sejam perdedores! Amem as batalhas, amem os desafios da vida! Não deixem que o cansaço tome conta de vocês. O aspecto da fadiga representa um coração derrotado; é o ofego dos que envelheceram. Assim não poderão sobrepujar os mais diversos obstáculos”
Dr. Daisaku Ikeda

Nenhum comentário:

Postar um comentário