domingo, 29 de janeiro de 2017

Trilhar o caminho correto

Trilhar o caminho correto


Terceira e última parte do diálogo entitulado Divisão dos Estudantes, resplandeça, ilumine o mundo!, publicado no jornal Mirai1 em maio de 2013

budismo nitiren
Jornal Mirai: Recebemos uma carta de um membro da Divisão dos Estudantes dizendo que não soube responder direito quando lhe perguntaram: "O que a Soka Gakkai faz?"
Presidente Ikeda: O fato de receberem perguntas como essa dos amigos é prova de que têm confiança em vocês. A atuação da Soka Gakkai acontece em escala global e é muito ampla, por isso talvez seja difícil explicar em poucas palavras.
Uma organização que põe em prática o
budismo desejando a felicidade das pessoas — essa é a Soka Gakkai. Se fôssemos simplificar ainda mais, poderíamos dizer que tornamos o mundo alegre e sadio.
O budismo transparece no comportamento
das pessoas e pulsa na relação de vida a vida.
A essência disso são os incentivos.
Quando ocorreu o grande terremoto do leste do Japão, todos ficaram profundamente emocionados e choraram diante da postura dos membros da Gakkai que, mesmo sendo eles próprios também vítimas do desastre, dedicavam‑se em prol dos amigos. É nessa atitude que brilha reluzentemente o espírito da Gakkai.
Aproximar-se das pessoas que estão em dificuldades ou em meio aos sofrimentos e incentivá-las dizendo: “Não se preocupe! Sem falta, você irá ultrapassar isso”, e assim trilhar juntos o caminho da felicidade. É nesse comportamento que brilha a verdadeira natureza humana e é o supremo caminho da justiça. Acredito que possam compreender isso ao observarem o exemplo de seus familiares e veteranos de suas localidades.
Jornal Mirai: Em meio às cartas houve um membro que disse: “Fiquei sentido quando falaram mal da Gakkai para mim”.
Presidente Ikeda: É exatamente por trilharmos o caminho da justiça que somos alvo
de ataques desse tipo.
Nichiren Daishonin afirmou: “Ser elogiado por
tolos é a maior vergonha” .2
O presidente Makiguchi disse: “Ser odiado pelos tolos é a maior das glórias”.
Já falei sobre isso no Colégio Soka de Kansai,
mas quando estudava no ensino médio, Romain Rolland3 protegeu dedicadamente um amigo que sofria bullying4 e acabou sendo malfalado por
isso. Mas, desprezando as pessoas vis, avançou
de cabeça erguida dizendo: “Vamos seguir pelo nosso caminho”.
Romain Rolland e esse amigo se empenharam mutuamente nos estudos e ambos se tornaram literatos que registraram o nome na história.
Nos tempo iniciais, a Gakkai era ridicularizada como “religião de pobres e doentes”.
Falavam palavras sem coração como: “Volte depois que se curar da doença”; “Farei a prática quando você deixar de ser pobre”. Mas, não importando o que lhes dissessem, nossos companheiros não deixaram interromper o avanço.
Enquanto realizavam bravamente a prática da fé, curaram-se das doenças, melhoraram a situação financeira e conquistaram a vitória. Não oraram somente para si mesmos, mas pela felicidade dos amigos, dedicaram-se em prol da localidade e da sociedade e foram evidenciando a condição de vitória em sua vida. O grande orgulho da Gakkai
são essas “histórias de revolução humana”.
Não existem pessoas mais admiráveis que os membros da Gakkai. Assim posso afirmar categoricamente.
Agora, muitas personalidades do mundo têm manifestado grande louvor à Gakkai, que desenvolve magníficos jovens que contribuem
para a sociedade.
Os pensadores e as pessoas de bem do planeta são os aliados da Gakkai.
Jornal Mirai: Recebemos a pergunta: “Qual deve ser a minha prioridade se acabar coincidindo uma atividade da Gakkai e um compromisso com amigos?”
Presidente Ikeda: A escolha é totalmente livre. Também é um importante treinamento definir sozinho o que tem maior valor para você em cada momento. Pode-se consultar ainda os pais e os responsáveis pela Divisão dos Estudantes.
As atividades da Gakkai sempre proporcionam
algo a mais a quem participa. Ao participar delas, você sai revigorado. Mesmo que não se compreenda no momento da atividade, alguma coisa ficará gravada em sua vida. Pode acontecer de, anos mais tarde, sentir que foi realmente bom ter participado daquele momento.
Considerando-se isso, poderá acontecer de ter de dar prioridade a importantes promessas com os amigos, treinos e competições dos clubes escolares.
A prática da fé é para toda a vida, e por isso não há necessidade de se pensar de forma inflexível.
De qualquer modo, vocês são os protagonistas
do futuro. Sem quaisquer dúvidas, são todos da Divisão dos Estudantes que criarão a próxima geração da Gakkai.
Se o 3 de Maio é o dia do eterno ponto primordial
da Gakkai, o 5 de Maio — o Dia dos Sucessores da Soka Gakkai — é o da nossa eterna esperança.
Oro e acredito nisso, na vitória e na felicidade
de vocês!
Notas:
1. O jornal Mirai é uma publicação do Seikyo Shimbun direcionado para os adolescentes do Japão.
2. CEND, v.I, p. 300.
3. Romain Rolland (1866—1944): Prêmio Nobel de Literatura de 1915, nasceu em Clemacy, França, e se tornou um grande novelista e biógrafo.
4. A palavra bullying tem origem do inglês bully, que significa “valentão”, e tem como característica a ação de violência física ou psicológica, realizada de maneira repetitiva por um ou mais alunos contra um ou mais colegas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário