segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Desafiar e Mudar!

Desafiar e Mudar!

R10, Edição 162, 06/06/2015, pág. 6/7 / Do Mestre para Você
Terceira e última parte da orientação Desafio e Mais Desafio!, publicada no jornal Mirai (Japão), edição de abril de 2013. O jornal Mirai é mensal e direcionado para os Estudantes Esperança e Herdeiro

Jornal Mirai: Também tivemos a seguinte dúvida: “Eu sinto que quero mudar,
mas não sei como...”
Presidente Ikeda: Antes de tudo, experimentem estabelecer um objetivo de forma clara e detalhada. Poderiam deixar esses itens pontuados em papel e em algum lugar fácil de ver.
“Vou me dedicar à leitura!” — mesmo que decida assim, com o tempo essa determinação enfraquece e vem a preguiça de abrir as páginas, e por fim se esquece até mesmo que possuía um livro. (risos)
No entanto, se decidir “Vou ler este livro sem falta neste mês!”, saberá quanto terá de ler por dia para completar a leitura. Assim poderá visualizar o que deve ser feito para alcançar o objetivo, como: “Se chegar dez minutos antes na escola e utilizar esse tempo para a leitura, conseguirei ler o livro todo”.
Se cumprir essa meta do dia, registrará a sua história da revolução humana de um dia. Isso lhe dará a sensação de que está realmente se desenvolvendo e se tornará um fato para aumentar a sua autoconfiança: “Eu também posso conseguir se tentar”, pode se transformar isso no incentivo para um novo desafio.
“É como os nós de um bambu: se um nó for rompido, todos os demais quebrarão” (CEND v. I, p. 536). É a partir do rompimento de um único nó que surge o ímpeto irreprimível que rompe todo o bambu, afirma o Gosho.
Determinem vocês mesmos os seus próprios objetivos. Basta que se esforcem dando o seu melhor. Não há necessidade de se compararem aos outros. Estabeleçam um objetivo que possam dizer: “Se eu conseguir fazer isso, esta será a minha vitória!”
Tsunesaburo Makiguchi, o primeiro presidente da Soka Gakkai e também um grandioso educador, disse: “Não há como uma flecha lançada de qualquer jeito atingir o alvo”. Tanto a oração como os desafios necessitam de objetividade e exatidão.
Jornal Mirai: Há pessoas que dizem:
“Vou entrar numa escola que não foi a minha primeira opção, e estou um pouco desmotivado”.
Presidente Ikeda: Talvez seja algo que você não desejou. Imagino que possa estar inconformado. Mas, numa perspectiva mais longa, esse sentimento se tornará causa para um grande desenvolvimento e vitória.
Mesmo tendo desafiado, não conseguiu o resultado almejado. O fato de ter desafiado permanecerá solenemente em sua vida. Quem conquista a vitória dourada na juventude são os que se lançaram para um novo desafio, sem desanimar.
Fundei os Colégios Soka e a Universidade Soka porque queria desenvolver pessoas de desafio. E todos aqueles que participaram do vestibular para ingressar nessas instituições com o coração de desafio são alunos do Colégio Soka e da Universidade Soka. São como meus filhos e filhas. Quero louvá-los com uma salva de palmas do fundo do meu coração. Também os observarei e zelarei por eles para sempre, enviando-lhes daimoku continuamente.
Por isso, quero que tenham uma vida escolar na qual possam dizer: “Foi bom ter entrado nesta escola!”. Se forem vocês, conseguirão sem falta. Poderão se sentir realizados no dia a dia e se formarem com todo o orgulho e com o mais sublime sorriso estampado no rosto.
"Primavera", em inglês, é spring. Essa palavra também significa "saltar", "mola", "manancial", "juventude", "emanar" etc.
Lançar-se, dar uma partida com toda a disposição, radiantes de alegria, com coragem e esperança – isso é "primavera".
Chegou a primavera! Vamos avançar!
Rumo à aventura na qual descobrirão um novo eu!
Oh, vocês! Tornem-se doutores e doutoras do desafio e do esforço com alegria e disposição!
Educação Soka
A educação Soka é uma teoria de ensino criada pelo fundador da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi. Seu propósito é permitir que todas as crianças criem valor dentro de si mesmas e conquistem a felicidade. Assim, os professores não têm o único papel de ensinar matérias, mas também de desenvolver alunos humanistas e cidadãos globais. Essa é a base de ensino das Escolas e Universidades Soka.

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