sábado, 28 de janeiro de 2017

Sempre com os livros!

Sempre com os livros!


Terceira e última parte do diálogo intitulado Descubra um novo eu por meio da leitura!, publicado no jornal Mirai1 em junho de 2013

soka gakkai


Jornal Mirai: Há Estudantes que dizem:
“Não consigo dispor de tempo para ler livros”.
Presidente Ikeda: De fato, os membros da DE-Esperança e Herdeiro de agora são bastante ocupados. Mas também não é por ter tempo que se consegue ler. Ou melhor, muitos leitores assíduos são pessoas ocupadas. Os líderes e as pessoas proeminentes do mundo com quem dialoguei vinham lendo livros utilizando sabiamente o tempo entre as suas intensas atividades.
Se estiverem atarefados, devem utilizar proveitosamente o mínimo de tempo que tiverem. Por exemplo, durante o trajeto no metrô, dez minutos de manhã, cinco minutos enquanto espera, e assim por diante.
Já fui a um cemitério para ler. É bom porque é silencioso (gargalhadas).
De todo modo, os pequenos acúmulos de
“quero ler livros” irão se tornar uma grande riqueza. Pode ser uma página ou algumas linhas.
Como diz o escritor russo Chekhov, vocês ficam mais fortes toda vez que fazem isso. Seu coração se torna mais rico.
Uma das formas é deixar o livro sempre dentro da mochila e tirá-lo rapidamente quando surgir uma oportunidade. Se fizer assim, aprenderão a utilizar cada vez mais de maneira proveitosa o seu tempo.
Jornal Mirai: Recebemos também perguntas sobre a qualidade da leitura como: “Que tipo de livro devo ler?” e “Quero ler muitos livros, mas demoro demais e não avanço muito”.
Presidente Ikeda: Quando se habituarem a ler, quero que desafiem sem falta a leitura dos clássicos mundiais. Eu também recebi as palavras de Toda sensei: “Leia as obras extensas” e “Leia os clássicos”. As grandes obras que vêm sendo lidas superando as eras realmente resplandecem de filosofia e sabedoria inesgotáveis. Elas irão sem falta transmitir uma grande força para a vida de todos.
Sobre o que ler, também é bom perguntar aos responsáveis pela Divisão dos Estudantes e aos professores da escola.
Pode ser apenas um único livro. Uma pessoa que leu profundamente uma grandiosa obra adquire elevado conhecimento e profundo intelecto, e encontra uma grande esperança.
É como achar um amigo para a vida inteira.
Jornal Mirai: Dizem que, atualmente, com o uso diário da internet e telefones celulares, em termos gerais, a oportunidade de as pessoas entrarem em contato com o texto escrito é maior e que devido a isso não há necessidade de se esforçar demais para ler livros.
Presidente Ikeda: É claro que é necessário entrar em contato com novas informações. No entanto, o mais importante é seguir cultivando a "capacidade de raciocinar". Pode-se dizer que esta é a “capacidade de verbalização”. Em vez de ficar à mercê das informações, deve procurar aplicá-las adequadamente na formulação de suas próprias palavras que expressem seus sentimentos e pensamentos.
Toda sensei dizia sempre: “Jovens, criem tempo para que o coração possa ler e refletir”.
As grandes obras são patrimônios comuns da humanidade. Registrá-las no coração irá capacitá‑los com uma habilidade que permitirá dialogar com qualquer pessoa com mais segurança e autonomia.
Jornal Mirai: Lembramos de um episódio acontecido há algum tempo, quando o senhor incentivou o ex-presidente da União Soviética Gorbachev,2 que enfrentava uma difícil situação, enviando-lhe um trecho da obra O Jardim das Cerejeiras, de Chekhov.
Foram as palavras proferidas pelo jovem protagonista: “A humanidade avança objetivando suprema verdade e felicidade. E eu me levantarei nesta dianteira!”.
O ex-presidente Gorbachev alegrou-se do fundo do coração e disse: “São palavras que tocam profundamente o meu coração”.
Presidente Ikeda: Vocês são, sem exceção, líderes que assumirão a responsabilidade pelo século 21.
Ler livros e dialogar, batalhar e criar amizade com eles — mantenham sempre esses esforços e alcem voos sem limites rumo ao futuro. Vivam sempre juntos com os livros!
Nota:
1. O jornal Mirai é uma publicação do Seikyo Shimbun direcionado para os adolescentes do Japão; 2. Mikhail Gorbachev, 84 anos, é uma importante personalidade do cenário internacional que deu fim à Guerra Fria com os Estados Unidos e recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Também é famoso por ter sido o primeiro líder máximo da União Soviética a visitar o Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário