“Nada supera a força do Nam-myoho-renge-kyo”, ensina o presidente Ikeda. A recitação entusiasmada do daimoku transforma o próprio destino promovendo a felicidade de si e de todos à volta.
Seguem sete perguntas básicas para aumentar a compreensão sobre a prática na SGI
Nascemos para ser feliz e vencer em tudo
“Toda sensei costumava dizer: ‘Estamos praticando o Budismo Nichiren para conquistarmos a vitória absoluta. É de extrema importância que triunfemos em nosso trabalho e em todas as áreas da nossa vida com esta determinação’. Ele também disse: ‘Budismo significa ser vitorioso. Se vamos nos empenhar numa luta, devemos fazê-lo com uma preparação cautelosa, com determinação e paixão; e vencer sem falhas”
Daisaku Ikeda
1) Qual é o objetivo principal da prática budista na SGI?
Vencer! Praticamos o Budismo de Nichiren Daishonin para vencer continuamente em tudo.
Vencer é ser feliz, ser forte emocionalmente. Ao praticarmos o budismo com persistência, desenvolvemos uma postura serena diante das dificuldades do cotidiano. Desenvolvemos um estado de espírito límpido como um céu azul.
Como atingimos essa condição? Cultivando a força interior e polindo a fé. As atividades essenciais ensinadas na SGI nos desenvolvem nesse sentido. O Nam-myoho-renge-kyo, por exemplo, é uma prática perfeita que começa com a invocação da coragem diante dos problemas e se completa com a recitação do daimoku e o compartilhar da alegria com as pessoas. Nessa prática há o treino da autoconfiança nos momentos difíceis, há a persistência da recitação aumentando a cada instante a fé e a alegria, e há a luta contra o egoísmo ao fazer shakubuku. Somemos à essa prática as reuniões de palestra, as visitas, o estudo da filosofia budista, etc. Tudo são exercícios para sermos felizes aqui e a agora e com isso vencer na sociedade.
“A recitação do Nam-myoho-renge-kyo é a chave para a eterna vitória. Não há como a vida das pessoas que abraçam e recitam o Nam-myoho-renge-kyo terminar em tristeza, derrota ou miséria. Abraçamos um ensinamento insuperável; possuímos uma espada preciosa e um grande tesouro — a Lei Mística. Por isso, espero que vocês mantenham uma disposição invencível e conquistem a suprema vitória, não importando quantos obstáculos encontrarem pelo caminho, dolorosos ou desafiadores. É isso o que o budismo ensina. Por favor, deem o melhor de si!”
(BS, ed. 1.969, 1o de jan. 2009, p. A4)
2) Por que o Nam-myoho-renge-kyo é a prática principal na SGI?
Porque o daimoku é a própria felicidade. Ele é energia vital. Temos fé, recitamos e propagamos o Nam-myoho-renge-kyo porque fazer isso nos deixa profundamente felizes aqui e agora. Essa farta alegria nos impulsiona a enfrentar cada tarefa e problema com foco, sabedoria e força. Daimoku é esperança, é coragem — é tudo o que precisamos para ter uma vida de completa satisfação. Nada nem ninguém vence uma pessoa que recita e propaga o daimoku.
“Nós somos dotados igualmente da natureza do buda. O objetivo último da vida é evidenciarmos a vida do buda e manifestarmos o estado de buda aqui e agora. É o poder benéfico do Gohonzon que garante isso. ”
(BS, ed. 2.272, 11 abr. 2015, p.B4)
3) Na BSGI, quanto tempo é necessário para experimentar os efeitos benéficos do budismo?
É imediato. Na essência do Nam-myoho-renge-kyo está o renge, a simultaneidade da causa e do efeito. A causa e o efeito ocorrem juntos. Recitar daimoku é a causa e sentir alegria é o efeito. Ambos acontecem sem espaço de tempo entre eles. O requisito para que a Lei Mística seja ativada é a fé. Quando se está convencido que o daimoku é a fonte da felicidade humana, então a prática provoca efeito imediato. Não importa em que situação esteja ou o que tenha feito, o poder do daimoku é infinito e, com a fé correta, a recitação varre toda a negatividade e experimentamos “a maior das alegrias”.
“Quem foi que, pela primeira vez na história do budismo, realizou a ampla propagação da Lei assim como Daishonin instruiu? Permitam-me declarar de forma bem enfática, aqui e agora: fomos nós, da Soka Gakkai, e ninguém mais’”
(BS, ed. 1.662, 10 ago. 2002, p. A3)
4) Resumidamente, qual foi o caminho do budismo desde sua fundação até hoje, com a SGI?
Quando Jesus Cristo nasceu, o budismo já existia há cerca de 500 anos.
O fundador, Sidharta Gautama, era um príncipe que decidiu descobrir a essência da vida. Para isso, precisou abandonar a vida luxuosa e viver em meio ao povo, tomando contato com os quatro sofrimentos comuns a todas as pessoas: nascimento, envelhecimento, doença e morte.
Sua iluminação (“buda” significa “o iluminado”) o fez compreender a essência da vida. Seus ensinamentos mais importantes estão no Sutra do Lótus de 28 capítulos.
Nichiren Daishonin, no século 13, cerca de 1,7 mil anos depois de Shakyamuni, encontrou, no Japão, o budismo sendo praticado de forma corrompida, o que acarretava sofrimento ao povo. Ele trouxe à tona o Sutra do Lótus e revelou o Gohonzon do Nam-myoho-renge-kyo como fonte da felicidade.
Setecentos anos depois, em 1930, os educadores Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda fundaram a Soka Gakkai, que tem como base a essência da fé de Daishonin.
Em 1960, Daisaku Ikeda assume como terceiro presidente da Soka Gakkai e inicia a propagação mundial do Gohonzon. Hoje, a Soka Gakkai Internacional (SGI) é a religião mundial que pratica em exato acordo com o desejo de Daishonin e está presente em 192 países e territórios.
“ Nichiren Daishonin declara ter manifestado o estado de buda em seu próprio coração e se iluminado para as Três Grandes Leis Secretas lendo com sua vida a passagem: ‘Com a mente única desejando ver o Buda, eles querem lhes oferecer a vida’ ”
(BS, ed. 1.522, 4 set. 1999, p. A3)
5) O que são as “três grandes leis secretas” reveladas por Daishonin?
Elas compõem os três mais importantes ensinamentos transmitidos pelo Buda Nichiren Daishonin para que qualquer pessoa no futuro depois de sua morte pudesse ser feliz acessando plenamente a Lei Mística.
O presidente Ikeda afirma que “as ‘três grandes leis secretas’ podem ser consideradas o auge da busca e da prática de Daishonin” (Terceira Civilização, ed. 443, jul 2005, p. 16).
São elas: 1) O objeto de devoção, 2) a recitação de Nam-myoho-renge-kyo e, 3) o santuário ou o local onde se recita o Nam-myoho-renge-kyo diante do objeto de devoção (Fonte: CEND, v. I, p. 1018). São chamadas de secretas porque estavam implícitas no Sutra do Lótus até Daishonin revelá-las.
Todos que recebem o Gohonzon na SGI devem fazê-lo com o mesmo juramento do Buda: ser feliz e compartilhar a felicidade por meio da recitação e propagação do daimoku e do Gohonzon. Quem pratica com essa seriedade e comprometimento, ativa a Lei Mística por completo em sua vida e muda o ambiente.
“O primeiro passo para se criar uma sociedade melhor consiste em ajudar um amigo que passa por dificuldades. Sem orar com fervor, sem agir com coragem e sem incentivar as pessoas com benevolência não é possível provocar uma grande onda de transformação social”
(BS, ed. 1.957, 27 set. 2008, p. A2)
6) Quais são as atividades da SGI e seu impacto na sociedade?
A SGI expandiu de forma inédita o Budismo de Nichiren Daishonin para 192 países e territórios. Suas atividades têm um núcleo fundamental: a felicidade de todas as pessoas.
Partindo dessa premissa, seus componentes atuam se utilizando das orientações do presidente Ikeda como bússola e a felicidade das pessoas como meta. Suas ações abrangem o campo religioso, a paz, a educação, a cultura e todas as esferas da sociedade. O princípio básico da SGI é a revolução humana de seus associados. A força de uma única pessoa é inacretitável e quando ela se levanta, vence; e sua vitória causa impacto na humanidade inteira e revitaliza a sociedade.
A SGI age para que todas as pessoas exerçam seu direito de ser planamente feliz.
“Não importando o quanto a época seja obscura, sempre que penso em meu nobre mestre, abre-se diante de mim um caminho iluminado por um raio de luz. Ah, o mestre é um espelho. O mestre é esperança. O mestre é força. Quando o mestre está em nosso coração, jamais hesitamos. Quando o mestre está em nosso coração, jamais somos derrotados”
BS, ed. 1.884, 24 mar. 2007,
p. A3 (poema)
7) Qual é a importância do mestre?
É fundamental! O budismo só se transmite por meio de uma pessoa em contato com outra.
Nosso mestre, o presidente Ikeda, é quem pratica corretamente e nos transmite com 100% de acerto a fé correta para vencermos em tudo.
O mestre é o modelo de conduta, é o farol e o guia quando o assunto é a forma correta de manifestar o estado de buda. Sem ele, levaríamos muito tempo para aprender o caminho certo.
Quando temos um bom mestre, compartilhamos do mesmo sonho dele e nos tornamos uma extensão de sua vida. Herdar a fé do mestre é herdar sua sabedoria e sua força.
A vida, os textos e as obras do presidente Ikeda contém toda a força da fé dele e, ao entrarmos em contato por meio do juramento seigan, nos animamos, desenvolvemos sabedoria e experiência e ficamos aptos à revolução humana. O mestre nos ensina como viver corretamente, como praticar o budismo da melhor forma.
Objetivos da prática budista
Qual é então o significado de “abraçar” [o Gohonzon]? Há várias formas pelas quais isso pode ser interpretado. Mas acredito que o melhor ponto de vista seja aquele baseado no conceito das “três grandes leis secretas” e “das três categorias de atos” — pensamentos, palavras e ações. Torna-se claro que o significado fundamental (de “abraçar”) é acreditar no Gohonzon das “três grandes leis secretas” e recitar sinceramente o Nam-myoho-renge-kyo.
Se receber o Gohonzon e simplesmente consagrá-lo em sua casa (e não realizar a prática para si e para os outros), significa abraçar o Gohonzon apenas na forma externa.
O daimoku das “três grandes leis secretas” possui dois aspectos: o da fé e o da prática. A fim de realizar o daimoku de prática os senhores precisam recitar daimoku para si e para os outros, o daimoku dos Últimos Dias da Lei.
Os senhores, membros da SGI, que estão se esforçando diligentemente em prol do kosen-rufu e realizando assiduamente o gongyo e recitando o daimoku, são pessoas que abraçam genuinamente o Gohonzon e acreditam nele. Portanto, a boa sorte que possuem é imensurável, e é uma certeza de que atingirão a iluminação (BS, ed. 1.252, 4 dez. 1993).
7 respostas sobre a essência do Budismo de Nichiren Daishonin
1) VENCER – OBJETIVO DA PRÁTICA BUDISTA NA SGI
“A vitória é estimulante e traz alegria a todos. O budismo existe para que possamos vencer. Alcançar a máxima vitória é a marca da nossa fé”
2) NAM-MYOHO-RENGE-KYO – PRÁTICA PRINCIPAL NA SGI
“O Nam-myoho-renge-kyo é a lei da vitória absoluta. (...) Abraçar esta prática significa possuir uma imensurável riqueza, muito maior que uma gigantesca mansão e todos os tipos de tesouro. O Nam-myoho-renge-kyo é a vida, bem como a lei básica do grande universo. Não há com o que se preocupar desde que recite o Nam-myoho-renge-kyo”
3) ILUMINAÇÃO IMEDIATA – OS BENEFÍCIOS DO BUDISMO SÃO AQUI E AGORA
“O Sr. Toda costumava descrever o Gohonzon da seguinte maneira: ‘Minhas palavras com certeza não fazem jus à sua grandiosidade, mas o Gohonzon pode ser comparado a uma máquina de fazer felicidade’”
4) TRAJETÓRIA DO BUDISMO – SURGIMENTO DA SGI
“Todas as ações em prol da SGI — única organização a concretizar o kosen-rufu —
se transformam em grandiosa boa sorte e eterna glória. Neste momento, vocês estão abrindo o caminho para que sua família e seus parentes prosperem e vençam sempre, por todo o futuro”
5) TRÊS GRANDES LEIS SECRETAS – REVELAÇÃO DE NICHIREN DAISHONIN
“Jamais busque este Gohonzon fora de si mesmo. O Gohonzon existe apenas dentro do corpo de pessoas como nós, mortais comuns, que abraçam o Sutra do Lótus e recitam Nam-myoho-renge-kyo”
6) IMPACTO NA SOCIEDADE – REVOLUÇÃO HUMANA DE UMA ÚNICA PESSOA
“A grandiosa revolução humana de uma única pessoa, um dia, impulsionará a mudança total do destino de um país e, além disso, será capaz de transformar o destino de toda a humanidade”
7) A IMPORTÂNCIA DO MESTRE
“Por mais extraordinário que seja o Budismo de Nichiren Daishonin e grandioso o Gohonzon, se não existisse quem nos ensinasse sobre eles, nada seria transmitido ou aprendido”
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