Zelar pelos pais
Algumas vezes nossos pais nos dão bronca ou pedem para fazer algo que não queremos fazer. Independentemente de qualquer coisa, é importante cultivar carinho e gratidão a eles. Podemos dizer que ter esse espírito, de se dedicar aos estudos e ser um bom filho é o significado de “zelar pelos pais”.
Carinho e espírito de gratidão
Certa vez o presidente Ikeda escreveu as seguintes palavras para a Divisão dos Estudantes: “Espero que todos vocês sejam carinhosos com seus pais, cuidando deles muito bem. Ao mesmo tempo em que se esforçam para alcançar seus objetivos, nos estudos e em diversas outras frentes, por favor, façam surgir seu próprio arco-íris da esperança”.1
Este carinho com os pais pode se estender a muitas pessoas que também fazem parte da nossa vida, como avós e tios, entre outras pessoas que cuidam e zelam por nós. Mesmo em relação a essas pessoas, podemos manifestar toda a nossa gratidão e zêlo ao nos tornarmos crianças felizes e esforçadas.
A história de um veterano
Recentemente um grupo de líderes da Divisão dos Estudantes foi ao Japão e teve a oportunidade ouvir a história de um grande veterano. Hoje ele tem 65 anos de prática e conseguiu transformar inúmeras questões em sua vida.
Sua infância foi bastante difícil. Ele foi criado somente pela mãe, sem a presença do pai, e por alguns anos, ela precisou trabalhar muito para suprir as necessidades de casa, ele teve de morar com outra família, e só via a mãe uma vez por mês.
Com o desejo de mudar essa situação, sua mãe decidiu receber o Gohonzon e iniciar a prática do budismo. Com isso, eles começaram a melhorar a condição da vida.
Mesmo sendo um jovem muito tímido, que tinha dificuldades de fazer amigos e também para estudar, esse veterano conseguiu se desenvolver com o treinamento que recebia de Ikeda sensei na Soka Gakkai após a conversão da sua mãe, e hoje ele se tornou um grande líder.
Ele diz que tudo o que conseguiu transformar em sua vida foi graças à luta da mãe, e incentiva a todos os Estudantes a serem excelentes filhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário