Que bom começar tudo de novo!
Saúde, longa vida e boa sorte: o ritmo do universo
Viver no mesmo ritmo do universo é desfrutar saúde, longa vida e muita boa sorte.
Nós, da Soka Gakkai, alicerçamos nossa vida no Nam-myoho-renge-kyo, o ritmo pulsante original do universo.
É natural que todos os aspectos do nosso cotidiano sigam esse mesmo compasso.
“Nosso planeta azul inicia um novo giro em torno do Sol, seguindo sempre um ritmo ininterrupto e preciso.”
Esse “ritmo ininterrupto e preciso” é a forma como devemos viver em 2017: pensar, falar e agir na mesma cadência do universo que sempre avança, se renova, se reinventa criando novos cenários.
Satisfação, bom humor e alegria de viver
A primeira grande expansão da Soka Gakkai aconteceu entre 1951 e 1957, no Japão. Josei Toda assumiu como segundo presidente em 1951 jurando eliminar a miséria do país e do mundo.
Sua ação primeira foi lançar uma ousada meta de 750 mil shakubuku enquanto estivesse vivo. Para alcançar esse objetivo, devotou suas energias a encorajar os jovens. Na mensagem consta:
“No Japão pós-guerra, levantando-se só nos campos devastados pelas chamas, meu mestre, Josei Toda, iniciou um movimento popular de revolução humana. Nele Toda sensei lançou um foco de luz sobre os jovens”.
Daisaku Ikeda tinha 22 anos nesta época e adotou para si essa enorme meta de seu mestre. Ele correu, se esforçou e bailou nos campos de batalha em meio ao povo produzindo resultados extraordinários.
Myo: inovar, se reinventar
“Myo significa ‘reviver’, ou seja, ‘retornar à vida’” (CEND, v. I, p. 155).
Quem recita Nam-myoho-renge-kyo, qualquer que seja a situação, manifesta aqui e agora “de forma autêntica e refrescante uma energia vital rejuvenescida”.
A prática budista quebra a lógica da passagem do tempo. A cada dia que passa ficamos mais alegres, nos sentimos mais plenos, expandimos aquilo que já é bom, aumentamos ainda mais a boa sorte que já temos: é uma espiral de jovialidade que nos brinda com um supremo prazer de viver.
Nosso coração vai ficando mais jovem. Se ontem tudo foi radiante, hoje será melhor, com mais novidades, problemas novos, novo ânimo.
Se ontem resolvemos as coisas de determinada maneira, hoje ficamos mais sábios, inovamos na forma de ser e solucionar cada tarefa. Todo dia é um renascimento que faz a vida ficar deliciosa, mesmo que repleta de desafios.
Mente jovial que se desafia, aprende e dialoga
Coração que desafia
Se há uma certeza nesta vida é que a pessoa que recita Nam-myoho-renge-kyo jamais é derrotada!
Tal evidência nos dá a certeza de que problemas existem para serem superados. O coração jovial proposto pelo presidente Ikeda para 2017 é ousado: enfrenta, avança, busca soluções, supera o que for preciso.
O vigor para viver assim todo dia está no daimoku recitado com gana:
“A força fundamental capaz de romper todas essas circunstâncias é o daimoku do rugido do leão. A pessoa que recita daimoku não é derrotada, aconteça o que acontecer”.
O coração que desafia a vida por meio do daimoku desejando a felicidade extrema para si e para os outros sempre é sábio: adapta-se rapidamente às mudanças e não se magoa; está sempre jovial, avançando, criando, recriando.
Coração que aprende
Jovem é quem ousa aprender coisas novas, cujo coração está sempre aberto para as novidades do mundo.
Um budista se encanta acima de tudo com conceitos geniais tais como a iluminação imediata e o “estabelecer o ensinamento correto para a pacificação da terra”. Não importa quantas vezes já leu sobre isso, a cada dia o “coração do aprendizado” quer compreender mais, compartilhar mais.
O mundo da unicidade de mestre e discípulo é riquíssimo — basta ter a inocência pueril para aprender e assimilar a partir do zero tudo que o Mestre ensina.
Coração que dialoga
Ser humano adora criar vínculo com pessoas: em 2017, vamos expandir ao máximo a amizade, a empatia e a confiança.
Perceba mais as pessoas, ouça com sinceridade os planos delas, saiba do que elas gostam. Encoraje-as em diálogos sinceros, humanos. Faça isso em casa, no trabalho, com vizinhos: amplie sua generosidade ao planeta todo, cultivando bons amigos que juntos se dedicam a mudar o mundo.
Budista é quem une pessoas, expande a rede de confiança entre os seres e rompe as diferenças. O bodisatva Jamais Desprezar é o exemplo na SGI de cortesia e crença absoluta nas pessoas. O Mestre explica:
“Mesmo sofrendo oposição e opressão de pessoas arrogantes, jamais sucumbia. Com vivacidade, perspicácia e forte perseverança, ele persistia no diálogo de inabalável convicção”.
Quando reverenciamos nossa própria imagem diante de um espelho, ela também se curva. Se você ora sinceramente pela pessoa e busca o diálogo acreditando nela, tenha certeza, ela vai reagir, vai conectar o coração com o seu e desse intercâmbio nascerá um “arco-íris da paz e da coexistência harmoniosa”.
Persista no diálogo, pessoa por pessoa, até que possa “colorir o futuro do planeta por meio do diálogo Soka de respeito à vida humana a unir os cidadãos do mundo, transcendendo todas as diferenças”!.
Jovens, hoje e sempre
Amplie sua jovialidade, viva cada dia em 2017 com bom humor, contentamento, graça, entusiasmo — e, com a energia arrebatadora de um jovem, espalhe essa vitalidade para todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário