Tudo começa com a oração
Brasil Seikyo, Edição 2276, 23/05/2015, pág. C1 / Conheça o Budismo
Praticar o Nam-myoho-renge-kyo é a maior alegria para um ser humano. Mesmo quando a realidade diária apresenta uma sucessão de problemas, a firme atitude mental de que “eu sou o Nam-myoho-renge-kyo” gera uma postura de desafio que, aliada à recitação entusiasmada diante do Gohonzon, manifesta o poderoso estado de buda — a força que não nos permite retroceder um passo sequer e a energia que vence a tudo. O Mestre afirma: “É daimoku! Não há outra forma senão recitar daimoku. Quem ora, vence – assim é o budismo”.
A melhor coisa do mundo
Recitar Nam-myoho-renge-kyo é a melhor coisa que pode acontecer na vida de uma pessoa; quando faz a oração consciente disso, ela experimenta “a maior das alegrias” e desfruta ao máximo a infinita força da vida
Recitar Nam-myoho-renge-kyo é a melhor coisa que pode acontecer na vida de uma pessoa; quando faz a oração consciente disso, ela experimenta “a maior das alegrias” e desfruta ao máximo a infinita força da vida
A prática do daimoku é ampla. Para facilitar o entendimento, apresentamos alguns pontos que constam no livro Sobre Atingir o Estado de Buda nesta Existência de autoria do presidente Ikeda:
O que é
O buda Nichiren Daishonin instituiu um meio para todas as pessoas serem sólida e plenamente felizes. Ao formular a recitação do Nam-myoho-renge-kyo diante do Gohonzon como um eficaz meio, tornou o estado de buda acessível a todo ser humano. Antes dele, manifestar a suprema condição humana chamada iluminação cabia apenas a estudiosos e budistas depois de décadas de meditação e obediência a regras monásticas. Daishonin inaugurou a autêntica religião do povo na qual toda pessoa é digna de respeito e tem pleno poder de tornar-se um buda, transformar o destino e viver totalmente feliz.
A fé que vence a dúvida
Daimoku é uma prática abrangente que engloba a fé, a recitação e a propagação. O ponto central da eficácia da prática do Nam-myoho--renge-kyo proposto por Daishonin é a “fé que vence a dúvida” (Sobre Atingir o Estado de Buda nesta Existência, p. 15). O daimoku é a expressão da vida de Daishonin. Portanto, é fundamental praticá-lo com o mesmo entusiasmo do Buda que batalha para vencer a ilusão fundamental alojada no coração por meio da crença absoluta de que “sou o Nam-myoho-renge-kyo” e, portanto, tenho direito absoluto de ser feliz aqui e agora e tornar todos à minha volta também felizes.
“Há dois apectos da recitação do daimoku: o daimoku de fé e o daimoku de prática. O primeiro se refere ao aspecto espiritual de nossa prática. Consiste na luta que travamos em nosso coração contra a escuridão fundamental, ou seja, uma batalha contra as forças negativas e destrutivas que há dentro de nós. Essa batalha implica romper a escuridão que envolve nossa natureza de buda e fazer surgir, mediante o poder da fé, o estado de buda. O daimoku de prática se refere à recitação do Nam-myoho-renge-kyo e à transmissão da Lei Mística a outras pessoas” (Ibidem, p. 15).
Mudança interior
Buscar a felicidade fora de si é um erro tão grave que anula até o benefício da recitação do Nam-myoho-renge-kyo. A plena felicidade e transformação, também chamada Lei Mística, existe dentro de si e toda mudança nasce no coração, na mente. Lamentações e acusações esvaziam os benefícios do daimoku. A postura mental ao praticar o daimoku precisa ter como eixo a Lei que existe dentro do próprio coração! O presidente Ikeda afirma: “Daishonin adverte que se buscarmos a Lei Mística fora de nós mesmos, por mais daimoku que recitemos, não manifestaremos a iluminação” (Ibidem, p. 19). Recitar com fé máxima que a Lei está em si e a tornar ativa aqui e agora é importante.
Ritmo e energia
A voz é essencial. A energia sonora de quem recita Nam-myoho--renge-kyo deve ser a “voz da fé inabalável e de espírito de procura” (Sobre Atingir o Estado de Buda nesta Existência, p. 39). Da mesma forma que uma pessoa apaixonada expressa esse sentimento na voz, o daimoku é a voz de quem acredita sem a menor dúvida que a Lei Mística existe dentro de si; é uma voz ressoante, um rugido leonino, um brado de vitória focado e concentrado; é energia pura capaz de vencer obstáculos e funções maléficas. É a voz da fé de uma pessoa comum que decidiu tornar-se um buda. “Por essa razão, devemos sempre recitar um daimoku ressonante, com um ritmo vibrante e vigoroso, semelhante ao galopar de um corcel” (Ibidem).
Ser um sol
Recitar Nam-myoho-renge-kyo não é um ensinamento que permite somente ao Buda brilhar como o Sol. É uma prática que possibilita a cada indivíduo fazer seu próprio sol despontar. O presidente Ikeda afirma: “A prática da recitação do daimoku é, de fato, o caminho supremo para manifestar o estado de buda e possibilitar a cada pessoa ser um sol esplêndido, por direito próprio” (Ibidem, p. 35).
O nome da Lei
Como Nichiren Daishonin chegou ao Nam-myoho-renge-kyo? Ele inicialmente descobriu que há uma “verdade mística”; apercebeu-se dessa verdade e notou com clareza que ela existe em todos. Seu forte desejo de que todo indivíduo também manifestasse essa verdade foi a chama de sabedoria que o fez criativamente descobrir que o nome desse princípio é a misteriosa Lei (myoho) que se embasa na simultaneidade da causa e efeito (renge). O termo Myoho-renge-kyo já existia; era o título do Sutra do Lótus. Foi Nichiren Daishonin quem identificou esse título como o princípio último e completo da vida. O passo seguinte do Buda para tornar acessível a Lei foi instituir a prática chamada “recitação de daimoku”. Para isso “acrescentou o ‘nam’ à verdade universal de Myoho-renge-kyo”. Recitar Nam-myoho-renge-kyo diante do Gohonzon de forma audível expressa a determinação e o juramento de dedicar nossa vida à verdade de Myoho-renge-kyo em pensamentos (mente), palavras (boca) e ações (corpo).
Estado de vida sólido
Qual o maior objetivo da prática do daimoku? É “instituirmos uma vida sólida e segura, que nos proporciona coragem e convicção para sermos indivíduos autônomos” (Ibidem, p. 21). Não praticamos o budismo para “nos tornarmos um ser divino que irradia luz”. O objetivo é quebrar a concha da ilusão mental por meio da fé total de que a Lei existe dentro de si e com isso “realizar uma transformação profunda em nosso próprio ser”. Daimoku é, portanto, uma luta interior momento a momento entre duas tendências opostas: revelar nossa natureza de buda ou deixar que a escuridão nos governe.
Vida sincronizada ao Gohonzon que supera qualquer problema
“Quando recitamos Nam-myoho-renge-kyo, nossa vida e o universo entram em sintonia com o Gohonzon, como as engrenagens de uma máquina, e passamos a nos mover na direção da felicidade e da realização. Manifestando vigor, sabedoria e boa sorte que nos capacita a superar quaisquer problemas ou sofrimentos”
“A recitação do Nam-myoho-renge-kyo possui imenso poder benéfico”
Dr. Daisaku Ikeda
“— É daimoku! Não há outra forma senão recitar daimoku. Quem ora, vence – assim é o budismo”
Dr. Daisaku Ikeda
“Recitar Nam-myoho-renge--kyo é o meio pelo qual sensibilizamos nosso estado de buda interior, vencemos as funções da maldade, superamos o sofrimento cármico e transformamos o estado de vida. É uma prática sem paralelo, que nos permite saborear a ‘ilimitada alegria da Lei’. Recitar daimoku nos capacita a construir um estado de felicidade absoluta em que estar vivo é em si uma alegria. Se continuarmos sempre essa recitação, não importa o que aconteça, desfrutaremos de completa paz de espírito”
Entenda mais
400 a.E.C.
Buda Shakyamuni
Fundador do budismo. Manifestou o estado de buda, ou seja, a iluminação.
Séc. 13
Nichiren Daishonin
Inscreveu seu estado de vida iluminado na forma de Gohonzon. Revelou o Nam-myoho-renge-kyo, a chave para a consecução imediata do estado de buda.
1930
Soka Gakkai
Tsunesaburo Makiguchi fundou a organização, tornando-se seu primeiro presidente. O segundo presidente, Josei Toda, adotou o conceito de revolução humana.
Dias atuais
Soka Gakkai Internacional (SGI)
A revolução humana é amplamente difundida pelo mundo por Daisaku Ikeda, presidente da SGI, que pratica fielmente o Budismo de Nichiren Daishonin e o propagou para 192 países e territórios, tendo esse conceito como sua meta principal.
Revolução humana
Conceito moderno para estado de buda e objetivo principal da SGI
Nam-myoho-renge-kyo
Dotados da fé sincera de que a Lei Mística existe em si, os membros da SGI recitam daimoku pela felicidade de si e dos outros. A fé, a recitação e a propagação do Nam-myoho-renge-kyo são a fonte da revolução humana dos membros da SGI
Decisão, oração, esforço e planejamento
O presidente Ikeda, em sua primeira visita ao Brasil [1960], ao se encontrar com membros imigrantes japoneses incentivou sobre a importância da decisão, oração, esforço e planejamento. No romance Nova Revolução Humana ele descreve os direcionamentos dados para um agricultor sem sucesso em suas plantações. Confira alguns trechos.
– Qual foi o motivo do fracasso na colheita?
– Acho que o clima influenciou um pouco – respondeu hesitante o agricultor.
Shin’ichi procurou instigar o homem perguntando:
– O senhor saberia dizer se alguém obteve êxito no plantio e na colheita dessas mesmas espécies de hortaliças?
– Sim – foi a resposta –, mas a maioria fracassou.
– Será que houve algum problema com a adubação? – indagou uma vez mais Shin’ichi. Porém, a resposta do agricultor foi:
– Não sei...
– E quanto aos cuidados com o cultivo, será que foram adequados?
Ante essa pergunta o homem ficou em silêncio.
– O solo é adequado para o cultivo desse tipo de hortaliça? – inquiriu o presidente Yamamoto.
– Não tenho certeza...
O homem não soube responder satisfatoriamente a nenhuma das perguntas feitas por Shin’ichi. (...)
Então, Shin’ichi começou a falar com mais firmeza:
– Antes de tudo, para não repetir o erro, deve avaliar o que causou o insucesso na colheita. (...) Procure também tomar as devidas providências para evitar outros fracassos. As pessoas que levam realmente a sério o que fazem, constantemente estudam e empregam a criatividade para resolver os problemas. Se negligenciar tudo isso, não obterá sucesso. É um grande erro pensar que terá uma colheita farta só porque está se empenhando na prática da fé. O budismo é um ensinamento da mais suprema razão. Portanto, a força de sua fé deve se manifestar no estudo, no planejamento, na criatividade e nos esforços redobrados. A recitação do daimoku com toda a seriedade é a fonte da energia para enfrentar esses desafios. O daimoku do senhor também deve ser um juramento.
– Juramento? – perguntou o homem. Ninguém nunca ouvira falar de tal conceito.
– Sim, um daimoku de juramento – respondeu Shin’ichi. – Significa fazer um juramento espontâneo e orar para cumpri-lo. (...)
– Em se tratando de oração, existem naturalmente várias formas de orar. Alguns oram para que tudo caia do céu, sem que tenham de se esforçar. A religião que incentiva esse tipo de oração conduz as pessoas à ruína. No Budismo de Nichiren Daishonin a oração é originalmente um juramento e sua essência é o kosen-rufu. Em outras palavras, essa oração significa recitar daimoku com a seguinte determinação: “Eu vou realizar o kosen-rufu do Brasil. Para isso, vou mostrar uma prova irrefutável em meu local de trabalho evidenciando as minhas melhores habilidades”. É assim que nossas orações devem ser. Com essa disposição, precisamos estabelecer objetivos claros do que desejamos realizar a cada dia, orar e nos desafiar para concretizá-los. É dessa séria determinação que surgem a sabedoria e a criatividade que levam ao sucesso. Em síntese, para vencer na vida precisamos de decisão e oração, esforço e planejamento. É um erro ficar à espera de um lance de sorte ou de uma oportunidade de enriquecer fácil e rapidamente. Isso não é fé; é mera fantasia. O trabalho é o esteio de nossa vida. Se não vencermos em nosso trabalho, não conseguiremos comprovar o princípio de que o “budismo é a própria vida diária”. Por favor, livre-se da postura acomodada e empenhe-se no trabalho com renovada decisão.
– Sim. Farei o melhor! – disse o homem. Seus olhos brilhavam com uma nova determinação.
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