quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Otimismo é esperança

Otimismo é esperança


Você já parou para pensar por que diante de um único acontecimento as pessoas reagem de maneira diferente? Algumas focam o lado positivo, outras, o negativo. Entender o lado positivo das situações da nossa vida não significa simplesmente aceitar a realidade como ela é. A grande diferença se encontra em como encaramos o momento presente.
Encarar o que vivemos hoje como a causa para o futuro em vez de um efeito do passado é ser um verdadeiro otimista. Dessa forma, otimismo não é só olhar o lado bom das coisas, mas fazer de todas as coisas a causa de algo bom. Quando enxergamos assim, tudo o que acontece em nossa vida é direcionado para o bem e a felicidade.
Nosso mestre disse: “O importante é considerar a própria vida no presente momento como a ‘causa’ para criar os efeitos futuros. Essa é a verdadeira causa que alcança as profundezas do ser”.2
A partir do momento em que enxergamos o presente desse jeito, o otimismo se transforma em esperança. E para conseguirmos transformar otimismo em esperança é necessário daimoku. Agindo dessa maneira avançaremos no sentido da felicidade, não importando o que aconteça, com otimismo da esperança.
“Otimismo é esperança, não é ausência de sofrimento nem é ser sempre feliz e realizado. É a convicção de que, embora se possa falhar ou ter uma experiência dolorosa em algum momento ou em algum lugar, pode-se tomar medidas para mudar as coisas”1
Dr. Martin Seligman

Nenhum comentário:

Postar um comentário