sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

História da Soka Gakkai

História da Soka Gakkai

“O único valor no sentido verdadeiro é o da vida em si.
Todos os outros surgem da interação com a vida”
(Tsunesaburo Makiguchi)

A história da BSGI é parte de uma longa jornada que se inicia oficialmente em 1930, quando o educador japonês, Tsunesaburo Makiguchi, funda a Soka Kyoiku Gakkai – Sociedade Educacional para a Criação de Valores – que foi a predecessora da atual Soka Gakkai.
Como educador, após mais de vinte anos exercendo o magistério, Makiguchi sentia que a sociedade japonesa carecia de valores perenes pelos quais avançar. O encontro com o então jovem professor Josei Toda, marcará a vida de ambos profundamente. Tornam-se inseparáveis e mais tarde, ao conhecerem a Filosofia Humanista do Budismo Nichiren, encontram a expressão máxima da ideologia de valor por eles defendida. Juntos fundam a Soka Kyoiku Gakkai.
Porém, com o advento nefasto da Segunda Guerra Mundial e a ligação do Japão com o Eixo que resulta em um conflito ético-social, ambos pagam um alto preço. Em nome de uma equivocada unificação nacional, o governo militar ordena que toda a Nação adote o talismã xintoísta e renegue todas as outras crenças e impõem o treinamento militar compulsório a todos os estudantes do país.
Makiguchi e Toda recusam-se a aceitar tais imposições e são presos, em 1943. Este evento, aparentemente fatal para a jovem organização, terá um efeito indelével na vida de Toda, pois é na prisão que ele experimenta talvez um de seus maiores sofrimentos: a perda de seu Mestre de vida – devido aos rigores do cárcere, Makiguchi falece placidamente aos 73 anos.
Do fundo deste indescritível pesar, o discípulo consegue reunir toda a sua coragem e entrega-se ao estudo do Sutra de Lótus e à meditação. Ao ser libertado, em julho de 1945, é um obstinado e determinado Josei Toda que os escombros de um país destruído moral e fisicamente irá acolher.
E é destes escombros que ele irá reconstruir, pedra sobre pedra, uma nova e revolucionária organização. Em 1947 ele encontra um jovem estudante de apenas 19 anos que será seu maior discípulo. Com ele, Toda construirá as bases para uma das mais audaciosas e bem sucedidas organizações humanísticas do mundo. Daisaku Ikeda, o jovem discípulo, é quem vai lançar-se ao mundo para semear as ideias de seu mestre. Um destes primeiros países é o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário