sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Os Três Obstáculos e as Quatro Maldades

Os Três Obstáculos e as Quatro Maldades 



Frase do Gosho
“Nesta carta, gostaria de aconselhá-lo [Munenaga Ikegami] em relação ao ponto mais importante para o senhor. Nos Primeiros e nos Médios Dias da Lei, o mundo não entrou em decadência porque era comum o surgimento de sábios e veneráveis, e as divindades celestiais protegiam as pessoas. No entanto, nos Últimos Dias da Lei, as pessoas têm se tornado tão gananciosas que não param de eclodir conflitos entre soberanos e súditos, pais e filhos, irmãos mais velhos e irmãos mais novos e, ainda mais, entre pessoas que não têm nenhum vínculo”
Nichiren Daishonin
Quem escreveu: buda Nichiren Daishonin
Para quem: Munenaga Ikegami, o mais novo dos dois irmãos Ikegami
Quando: acredita-se que esta carta fora escrita em 1275, mas uma pesquisa mais recente sugere que ela provavelmente foi composta em 1277 (vigésimo dia do décimo primeiro mês de 1277)
Onde foi escrita: Monte Minobu, Japão
Vamos entender!
O que são os Três Obstáculos e as Quatro Maldades?
São as adversidades que tentam impedir a prática budista. Esses obstáculos e maldades surgirão no decorrer de nossa vida, no entanto, podemos vencê‑los quando manifestamos coragem. Ao enfrentá-los fortalecemos a nossa vida e atingimos o estado de buda. Dessa forma, podemos manifestar alegria mesmo nos momentos mais difíceis. É este encorajamento que Nichiren Daishonin transmite a Munenaga Ikegami.
Quem foi...
Família Ikegami
A família Ikegami era composta por Yasumitsu Ikegami e seus filhos Munenaka (o mais velho) e Munenaga (o mais novo). Acredita‑se que ambos os irmãos tenham sido notáveis construtores e engenheiros (supervisores de construções e reparos de edifícios do governo), serviam o governo militar de Kamakura e residiam na província de Musashi (atual região de Tóquio).
Os irmãos se tornaram discípulos de Nichiren Daishonin após o estabelecimento de seu ensinamento (no quarto mês de 1253). No entanto, Yasumitsu, seguidor de Ryokan (sacerdote da escola Preceitos‑Palavra Verdadeira e um dos maiores inimigos de Nichiren Daishonin), opôs-se fortemente à crença dos irmãos Ikegami e chegou a deserdar o filho mais velho por duas vezes.
Na segunda vez que Munenaka foi deserdado, Daishonin direciona o irmão mais novo, Munenaga, ensinando sobre a função dos "três obstáculos e quatro maldades", explicando que o momento em que eles se manifestam é justamente a ocasião propícia para se levantar com fé e coragem. É dessa forma que se manifesta o estado de buda e se transforma o próprio destino.
O que são os Últimos Dias da Lei?
Referem-se ao último dos três períodos após a morte do buda Shakyamuni. No Japão, a maioria dos estudiosos considera que esse período tenha iniciado em 1052 e que ele dure dez mil anos ou mais. Nichiren Daishonin escreve que os Últimos Dias da Lei como uma época de conflito entre soberanos e súditos, pais e filhos, e irmãos mais velhos e irmãos mais novos. Isso acontece porque a vida das pessoas está contaminada pelos “três venenos” — avareza, ira e estupidez, males inerentes à vida e que originam os sofrimentos. A situação vivida pela família Ikegami retrata o reflexo desta época.
O que é devoção filial?
Em meio ao conflito do seu pai e seu irmão, Munenaga deveria estar numa situação difícil: escolher entre seguir o direcionamento do pai ou manter a sua fé. Na carta, Nichiren Daishonin o incentiva a permanecer firme na prática budista, pois dessa forma seria capaz de atingir o estado de buda e também conduzir seu pai à iluminação. Na visão do budismo, devoção filial é a coragem dos filhos em conduzir os pais à iluminação tendo como base a prática budista.


Frase do Gosho
“Atingir o estado de buda é realmente difícil, mais difícil do que a façanha de fincar uma agulha no topo do Monte Sumeru deste mundo e, depois, do topo do Monte Sumeru de outro mundo lançar uma linha e acertar em cheio o orifício da agulha. E para aumentar a dificuldade dessa proeza, imagine que tenha de fazê-la com o vento contrário.”
Nichiren Daishonin
(CEND, v. I, p. 666-667)
Sobre a escritura
Quem escreveu: buda Nichiren Daishonin
Para quem: Munenaga Ikegami, o mais novo dos dois irmãos Ikegami
Quando: acredita-se que esta carta fora escrita em 1275, mas uma pesquisa mais recente sugere que ela provavelmente fora composta em 1277 (vigésimo dia do décimo primeiro mês de 1277)
Onde foi escrita: Monte Minobu, Japão
Cenário histórico
Como vimos anteriormente, os irmãos Ikegami se tornaram discípulos de Nichiren Daishonin após estabeler seu ensinamento (no quarto mês de 1253). No entanto, o pai deles se opôs fortemente à crença dos filhos e chegou a deserdar o mais velho (Munenaka) por duas vezes.
Na segunda vez, Daishonin escreveu este Gosho direcionando o irmão mais novo, Munenaga, sobre a função dos “três obstáculos e quatro maldades”, explicando que o momento em que eles se manifestam é justamente a ocasião propícia para se levantar com fé e coragem.
Deserdando o filho mais velho, o pai, Yasumitsu, pretendia provocar a discórdia entre os irmãos. Ele acreditava que dessa forma o caçula abandonaria a fé e aceitaria, em troca, ocupar a posição de herdeiro. No entanto, com o apoio e a orientação de Daishonin nesta carta, Munenaga manteve-se firme na fé junto com o irmão mais velho. Em 1278, após vinte e dois anos de prática, num esforço conjunto, os irmãos finalmente conduziram o pai a abraçar a fé nos ensinamentos de Nichiren Daishonin.
Vamos entender!
Este trecho indica quanto é difícil encontrarmos o budismo e atingir o estado de buda, ou seja, ser absolutamente feliz.
Uma vez que encontrar o budismo é tão raro, precisamos viver conscientes da boa sorte que temos por praticarmos o Budismo de Nichiren Daishonin e ter um grandioso mestre, o presidente Ikeda. Isso é motivo de muita alegria. Vamos valorizar cada ação em prol do kosen‑rufu — seja a dedicação na recitação do Nam‑myoho-renge‑kyo, na leitura dos incentivos do Mestre, na participação nas reuniões da Gakkai — com muita sinceridade, alegria e gratidão; assim como prezar ao máximo a nossa vida e a das pessoas.
“Nesta carta podemos sentir o desejo de Nichiren Daishonin de possibilitar que cada um de seus discípulos se tornem verdadeiros vencedores na vida e retribuam sua eterna dívida de gratidão a seus pais.”
Dr. Daisaku Ikeda

Frase do gosho
“Há algo definitivamente extraordinário no fluxo e refluxo da maré, no nascer e pôr da Lua, e na maneira como o verão, o outono, o inverno e a primavera sucedem um ao outro. Algo inusitado também ocorre quando uma pessoa comum atinge o estado de buda. Nesse momento, os três obstáculos e as quatro maldades aparecem infalivelmente; e quando isso ocorre, o sábio se alegra, ao passo que o tolo recua.”
Nichiren Daishonin
(CEND, v. I, p. 666-667)
Sobre a escritura
Quem escreveu
Buda Nichiren Daishonin
Para quem
Munenaga Ikegami, o mais novo dos dois irmãos Ikegami
Quando
Acredita-se que esta carta foi escrita em 1275, mas uma pesquisa mais recente sugere 1277 (vigésimo dia do décimo primeiro mês de 1277)
Onde foi escrita
Monte Minobu, Japão
Vamos entender
Como vimos anteriormente, esta carta foi endereçada a Munenaga Ikegami, o mais novo dos irmãos Ikegami, em um período de muita dificuldade.
Na passagem, Nichiren Daishonin está dizendo a Munenaga que os três obstáculos e as quatro maldades surgem quando uma pessoa comum está prestes a atingir o estado de buda. A razão pela qual a maioria das pessoas não atinge o estado de buda é por ser derrotada pelos "três obstáculos e as quatro maldades".
Portanto, Munenaga estava passando por um momento crucial; porém, se persistisse no caminho correto da prática da fé, seria capaz de vencer os "três obstáculos e quatro maldades" e infalivelmente atingiria a iluminação.
Por que o sábio se alegra com o surgimento dos "três obstáculos e quatro maldades"?
Os "três obstáculos e quatro maldades" surgem para indicar que estamos seguindo no caminho correto. Eles são funções da escuridão fundamental e, ao vencê-los, podemos aprofundar a nossa fé, conquistar muitos benefícios e transformar as circunstâncias negativas em positivas, estabelecendo uma condição de vida de suprema felicidade.
Como superar as funções da escuridão fundamental?
O mais importante para lutar contra as funções malignas é, em primeiro lugar, recitar Nam-myoho-renge-kyo. Quando evidenciamos o estado de buda, podemos vencê-las. O segundo ponto é permanecermos unidos aos companheiros da Soka Gakkai. Não podemos permitir que nossa vida seja controlada pelo ambiente. Em vez disso, devemos nos empenhar ativamente no mundo da fé. Entrar em contato com a vida daqueles que se esforçam em prol do kosen‑rufu fortalecerá sua própria vida.
“O Budismo Nichiren é a religião da transformação interior. Hoje, a essência de suas convicções encontra‑se somente na SGI, uma organização diretamente ligada a Nichiren Daishonin. Em nossa prática budista como membros da SGI, estamos infalivelmente dando continuidade aos ensinamentos de Daishonin de enfrentar e vencer as funções malignas”
Dr. Daisaku Ikeda

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