sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

O que é felicidade?

O que é felicidade?


No primeiro dia de aula, Luana estava na classe e a professora escreveu na lousa:
“O que é felicidade?”
Todos deveriam responder à pergunta.
Aninha prontamente disse:
- Para mim, felicidade é brincar!
- Fico feliz vendo TV! – falou Caio
Luana ficou em dúvida se sabia o que era felicidade. Aquelas coisas que os amigos disseram eram muito legais, mas ela não sentia que aquilo era o que ela entendia por felicidade.
Antes de responder, a menina pegou sua RDez da mochila e leu uma frase do presidente Ikeda: “Feliz é a pessoa que consegue descobrir a alegria em tudo. Ela transmite refrescante radiância e amplia o sorriso no rosto de todas as pessoas".1
Inspirada por essas palavras, Luana falou:
– No budismo, aprendi que existem dois tipos de felicidade: relativa e absoluta. A felicidade relativa é um sentimento gostoso, mas é passageiro porque só existe por alguma situação.
Se aquela situação não existe, a felicidade vai embora. Já a felicidade absoluta é a que vem de dentro. Eu sou feliz, mesmo se as coisas à minha volta não estão tão boas. Sou eu que posso fazê-las melhorarem.
Todos aprenderam muito naquele dia. Luana ficou pensativa com a resposta de um dos novos amigos, Júlio. Ele disse que achava que não era feliz. Ela não queria vê‑lo infeliz.
Ao longo do ano, ela se aproximou de Júlio. A felicidade da pequena Luana chegou ao coração dele. E num belo dia, ele disse sorrindo para Luana:
- Eu sou muito feliz!
“Quem é alegre e bem-humorado eleva o ânimo e faz brilhar o coração de todos com quem se encontra.”
Dr. Daisaku Ikeda

Nenhum comentário:

Postar um comentário