sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

O nobre caminho do aprendizado

O nobre caminho do aprendizado



O que torna uma pessoa grandiosa? Muitos acham que são a fama, a popularidade, a riqueza ou a posição social. Mas será que isso é realmente verdade?
Há mais de 140 anos, o educador japonês Yukichi Fukuzawa (1835–1901) declarou que aqueles que estudam são grandiosos.
Vamos pensar e discutir sobre o que faz uma pessoa se destacar, e a importância do estudo, como se estivéssemos tendo uma conversa com o próprio Fukuzawa.
Fukuzawa é conhecido pela maioria dos japoneses por estampar a nota de 10.000 ienes. Ele é o fundador da Universidade Keio, uma das maiores universidades privadas do Japão. O hospital dessa instituição fica próximo à sede central da Soka Gakkai, em Shinanomachi, Tóquio.
“Diz-se que o céu não cria um homem superior ou inferior ao outro.”2 Essa é a nota de abertura da obra Um Incentivo ao Aprendizado3 que Fukuzawa escreveu entre 1872 e 1876, no começo da era Meiji. Nessa época, quando o Japão abria as portas para o mundo, o livro de Fukuzawa se tornou extremamente popular. Uma em cada dez pessoas no Japão diziam tê-lo lido na época. Também foi usado como livro didático no ensino fundamental.
Por que Fukuzawa escreveu essa obra, e por que ela tocou o coração de tantas pessoas?
Durante o período Edo (1603–1868), a sociedade japonesa estava dividida em castas sociais como samurais, fazendeiros, artesãos e comerciantes. As pessoas nasciam dentro de um desses grupos e geralmente permaneciam nele durante toda a vida. E os que estavam nas castas mais baixas eram discriminados pelos integrantes das mais altas.
Quando o período Edo acabou e o Japão entrou na era Meiji, o sistema político mudou e uma nova era de igualdade começou. Porém, as atitudes das pessoas não mudaram tão rapidamente quanto as políticas.
Fukuzawa escreveu Um Incentivo ao Aprendizado para ajudar as pessoas a se adaptarem ao novo tempo. O livro foi escrito em linguagem simples para que mesmo aqueles que não tiveram educação formal pudessem ler, o que ajudou a motivar muitos a iniciar seus estudos.
Fukuzawa devotou sua vida à educação com a esperança de criar uma época na qual qualquer pessoa pudesse se tornar alguém grandioso por meio de seus estudos, contribuindo assim para a felicidade de todos e para o desenvolvimento da sociedade.
Alguns de vocês podem pensar que, como Yukichi Fukuzawa incentivava as pessoas a estudar, ele gostava de estudar e tirava boas notas na escola. Mas, na verdade, ele odiava estudar quando era pequeno.
Yukichi nasceu em 1835, em Osaka, como o mais novo de cinco irmãos. Seu pai era originalmente um samurai de Nakatsu (atual prefeitura de Oita) em Kyushu (a ilha mais ao sul dentre as quatro principais ilhas do Japão). Seu pai era um homem de fino caráter e muito trabalhador, e amava aprender. Mas, por ser um samurai de baixo escalão e não ter a oportunidade de galgar uma posição mais alta, a família era pobre. Além disso, doente, ele faleceu quando Yukichi tinha apenas 1 ano, o que forçou a família a voltar para Nakatsu.
Durante sua infância, Yukichi enfrentou grandes dificuldades em se adaptar à vida em Nakatsu. Por conta de sua família ter vivido em Osaka, ele falava em um dialeto diferente, e tinha dificuldade de fazer amigos, e tampouco era bom em subir em árvores ou nadar. Apesar de fazer bem trabalhos manuais e gostar de ajudar em casa, ele detestava ler.
Percebendo isso, a mãe de Yukichi falou para ele que, antes de seu pai falecer, tinha dito que gostaria que Yukichi estudasse e se tornasse um grande homem.
Yukichi começou a ir à escola somente aos 14 anos, no equivalente ao ensino fundamental de hoje. Apesar de ser o mais velho de sua classe, ele estava determinado a não ficar para trás. E quando passou a se dedicar totalmente aos estudos, ele percebeu que na verdade gostava de estudar. Dizem que ele leu uma obra de quinze volumes sobre a história da China — uma obra que quase ninguém conseguia terminar — do começo ao fim, onze vezes!
Por meio dessa perseverança, ele não só acompanhou o ritmo de seus colegas como se tornou um dos melhores de sua sala.
Se você encontra dificuldades ao estudar, ou não consegue achar alguma matéria que lhe interesse, decida-se focar em um tema e se desafie pacientemente. Dessa forma certamente começará a entender o que está sendo ensinado, e então estudar bastante acabará se tornando divertido.
Tsunesaburo Makiguchi, primeiro presidente da Soka Gakkai e fundador do sistema educacional Soka, disse: “Aprendizado é luz”.
Seu anseio pelo aprendizado iluminará tudo como o sol da manhã.
O único país do Ocidente que tinha permissão para comercializar com o Japão durante o período feudal era a Holanda, ou Países Baixos. Quando Yukichi Fukuzawa tinha 19 anos, ele foi para Nagasaki, o porto da cidade de Kyushu, o único ponto de comércio internacional da época. Lá, estudou o idioma holandês e tentou absorver tudo o que podia da cultura ocidental.
Depois disso, ele viajou para Osaka e se dedicou aos estudos como aprendiz do famoso educador Ogata Koan (1810–1863) em sua academia privada, Tekijuku. Jovens de todo o Japão se reuniam lá buscando os mais atualizados ensinamentos e estudavam com afinco.
Desenvolvendo suas habilidades por meio desses esforços, Fukuzawa foi para Edo (atual Tóquio) quando estava com 23 anos, e abriu uma escola para lecionar o idioma holandês.
Um dia, ele visitou a cidade portuária de Yokohama, no bairro da prefeitura de Kanagawa, Tóquio, onde o comércio com as nações ocidentais estava começando. Mas, quando tentou conversar com os estrangeiros da localidade, não entendeu o que diziam. Nem conseguia ler o que estava escrito nas placas das lojas.
Isso já era de esperar, pois muito do que ele estava ouvindo e vendo era inglês e não holandês. Os tempos mudavam rapidamente, e o que ele tinha estudado agora estava desatualizado. Isso foi um grande choque para ele. Mas Fukuzawa não deixou que isso o abatesse por muito tempo. Decidiu estudar inglês, e começou a fazer isso logo depois que retornou a Tóquio.
Nunca se deixe abater pelas dificuldades, continue se empenhando ainda mais quando encontrar um obstáculo, e dessa forma você irá superá-lo — esse espírito corajoso é o que faz o arco-íris da esperança brilhar em seu coração.
Enquanto se dedicava aos estudos de inglês, Fukuzawa percebeu que se tratava de um idioma muito parecido com o holandês, e rapidamente conseguiu aprender e falar razoavelmente bem.
Meu mestre, Josei Toda, segundo presidente da Soka Gakkai, costumava dizer que o que você aprende com grande esforço nunca é desperdiçado, e sempre se mostrará útil.
Mais tarde, como membro de uma missão diplomática do Japão, Fukuzawa viajou para os Estados Unidos e para a Europa, e aprendeu o máximo que conseguiu de suas culturas mais desenvolvidas. Usando a sabedoria que cultivara, ele teve importante papel nas grandes mudanças que ocorreram no Japão.
Em 1868, quando o período feudal do Japão acabou e uma nova era começou, um conflito irrompeu entre o exército do novo governo japonês e aqueles que se opunham às mudanças.
Nessa época, Fukuzawa lecionava economia na Academia Keio Gijuku, que ele tinha fundado, e que mais tarde se tornaria a Universidade Keio. De repente, sons de canhões estouraram a distância. Mas Fukuzawa se manteve calmo e continuou sua lição. Uma firme convicção cresceu em seu coração: “A caneta é mais poderosa que a espada”. Fukuzawa acreditava que o aprendizado é mais poderoso que qualquer arma — que o poder do ensino, da educação, abriria uma nova era.
A frase “A caneta é mais poderosa que a espada” ainda é admirada, e está escrita em latim, na janela de vidro manchado da velha biblioteca da Universidade Keio.
Aqueles que estudam são admiráveis. Os que se esforçam são vitoriosos. Ninguém é páreo para essas pessoas.
Como membros da “sociedade de criação de valor” (Gakkai, em japonês) da SGI, muitas mães e pais de vocês estão estudando e praticando uma profunda filosofia de vida que ajuda as pessoas a serem felizes e traz a paz ao mundo. São pessoas de grande valor para o mundo e tenho muito orgulho deles. E vocês, meus jovens amigos, são seus sucessores.
Estudar é algo que podem começar a qualquer hora, em qualquer lugar. E vocês sempre podem aprender coisas novas com tudo e com todos. Nada é desperdiçado. Estudar é o caminho para o sucesso e a vitória.
A partir deste momento em diante, avancem no nobre caminho do aprendizado — um passo de cada vez, um dia após o outro, com um positivo, incansável espírito!
Linha do tempo
Conheça a trajetória do educador Yukichi Fukuzawa, importante personagem da história japonesa:
Período Edo
Período da história do Japão que foi governado pelos xoguns da família Tokugawa, desde 1603 até 1868.
1835
Fukuzawa nasceu em uma família pobre de baixa classe de samurai.
1854
Aos 19 anos, Fukuzawa partiu para Nagasaki, cujo porto era o único que tinha permissão para a comercialização internacional. Lá, dedicou-se a estudar holandês. Aos 23 anos (1858), foi indicado como professor oficial de holandês e partiu para Edo (atual Tóquio) a fim de fundar uma escola para estudo do idioma.
1859
Foi designado a participar de uma missão diplomática nos Estados Unidos
Era Meiji
Constitui-se no período do imperador Meiji que se estendeu de 1867 a 1902. Essa fase marca o fim do sistema feudal e o Japão conheceu uma acelerada modernização.
1872
Entre 1872 e 1876, ele publicou 17 volumes de Um Incentivo ao Aprendizado. Nesses textos, descreve a importância da compreensão do princípio da igualdade de oportunidades e que o estudo era a chave.
1890
Fukuzawa mudou o nome da escola de idioma holandês para Keio Gijuku em 1868, e em 1890 ela foi instituída como Universidade Keio.
1907
Yukichi Fukuzawa faleceu em 3 de fevereiro de 1901 e, a partir de então os alunos da Universidade Keio realizam uma cerimônia em sua memória nessa data.

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