quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

“Corra atrás de sorrisos”

“Corra atrás de sorrisos”


Prakash Bista, 27 anos, é aluno do terceiro ano da Universidade Soka da América (SUA) e diretor da Escola Residencial Modelo Moderno, localizada em Kalikot, Nepal. Bista é grande simpatizante dos ideais do presidente Ikeda, fundador das instituições Soka, a quem carinhosa e respeitosamente o chama de Ikeda sensei
Biografia
Nascido em Lalu, Nepal, Prakash Bista teve uma infância diferente de muitas crianças, pois, além de seu país viver uma guerra civil, em sua cidade não havia escolas. Mesmo assim, ele conseguiu concluir os estudos em Katmandu, 800 quilômetros de Lalu. Com essa experiência, ele não apenas despertou sua paixão pela educação, mas descobriu seu projeto de vida que é tornar a educação acessível a todas as crianças.
Há oito anos, construiu a primeira escola em sua terra natal que faz parte da região de Kalikot, local considerado um dos mais pobres e menos desenvolvido do mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Formação
Com o objetivo de continuar seu projeto de tornar a educação acessível às crianças, ele se candidatou em diversas universidades norte‑americanas e optou por estudar na SUA porque, segundo ele, a universidade proporcionava “as ferramentas para transformar o mundo”.
Por que ele é um contribuidor
Em 2014, Bista foi o vencedor da Competição de Empreendimento Social do Condado de Orange, Califórnia, conseguindo o apoio de US$ 10 mil para o desenvolvimento de seu projeto de construir mais escolas em Kalikot. Na sua visão de longo prazo, Bista tem objetivo de construir 30 escolas.
Pensamentos sobre educação e empreendimento social
"Nos vilarejos mais remotos e pobres, ter acesso a uma educação de qualidade é o maior desafio. Por causa da ineficiência do governo, a aprendizagem nas escolas públicas é muito escassa. Se nós, indivíduos que tivemos a boa sorte de receber educação, pararmos para pensar por um momento, conseguiremos mudar o foco de nossa existência e começar proporcionar oportunidades a todos."
Filosofia de trabalho
"Não corra atrás de dinheiro, corra atrás de sorrisos. O que o faz um ser humano melhor é quanto você faz pelos outros."
Ferramenta de trabalho
O celular. Bista atualmente está em Tóquio, Japão, concluindo seu intercâmbio pela SUA. Segundo ele, o celular é a principal ferramenta para estar em contato e para coordenar, mesmo de longe, os projetos no Nepal.
Próxima meta
Arrecadar US$ 100 mil para construir 10 escolas nos próximos dois anos e proporcionar acesso à educação para 10 mil alunos.
Mensagem aos leitores
Bista responde uma pergunta da RDez e deixa sua mensagem aos leitores, os Sucessores Ikeda:
RDez: Para você, o que é educação Soka e como ela tem contribuído para a concretização do seu objetivo?
Bista: Sempre leio e me inspiro na frase de Ikeda sensei que diz: “A orgulhosa missão daqueles que receberam uma educação deve ser a de servir, de forma visível e invisível, àqueles que não tiveram esta oportunidade”. Enfrentei enormes obstáculos para receber uma educação e agora quero dar o melhor de mim para proporcionar a oportunidade pela educação para o maior número de crianças possíveis. Assim, acredito que estou criando valor em vida. Para mim, isso é educação Soka.
RDez: Poderia deixar uma mensagem para os leitores da revista?
Bista: Uma das coisas mais importantes na vida é se dedicar a fazer coisas que realmente deseja, não importa o que aconteça. Como enfrentamos muitos desafios ao longo do caminho, é essencial que tenham esperança, coragem e persistência. Provocar mudança não é fácil, caso contrário, todos fariam isso. Mas se a pessoa tem esperança, coragem e persistência, um dia essa mudança se tornará realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário