quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

A coragem da aplicação

A coragem da aplicação


Tsunesaburo Makiguchi, primeiro presidente da Soka Gakkai, foi um dos pioneiros da educação humanista no Japão na época em que viveu. Entre diversas propostas de reforma educacional, Makiguchi acreditava que as crianças possuem essa coragem diferenciada capaz de transformar sua realidade e provocar uma mudança social. Essa coragem é definida como “coragem da aplicação”.
Grande educador, Makiguchi concentrou-se em melhorar a capacidade dos alunos para compreender a importância dos acontecimentos no ambiente deles e agira de forma proativa, a qual chamou de “coragem da aplicação”. Para ele, o real objetivo da educação é criar o hábito de descobrir oportunidades para aplicar os conhecimentos adquiridos pelo ensino, com ações concretas e máxima eficácia.
O mestre afirmava que, além de simplesmente oferecer aos alunos a resposta certa, é “conduzir as crianças e concentrar a atenção nas áreas onde há muitas oportunidades de aplicar o que aprenderam”.
Makiguchi salienta a importância de criar a coragem da aplicação — a capacidade de resolver problemas com seus próprios esforços — guiado pelas percepções da natureza desses problemas, adquiridas com a aprendizagem. Com essa coragem não ficamos oprimidos por nossas circunstâncias. Ao contrário, criamos o futuro que desejamos. (Terceira Civilização, ed. 573, maio 2016, p. 34)
O desafio é não ser passivo e manifestar essa coragem da aplicação, do que simplesmente desejar a mudança de uma circunstância ou da realidade que se vive. Significa ter fé em si próprio, ser inabalável diante das adversidades e criar algo novo que influencie o seu ambiente e as pessoas de forma positiva.
Proposta de Paz 2016
Anualmente, no dia 26 de janeiro, desde 1978, o presidente Ikeda envia sua Proposta de Paz para a Organização das Nações Unidas (ONU). Nela, nosso mestre explora conceitos do budismo fundamentais para a promoção da paz, segurança humana, reforma educacional, consciência ambiental, entre outros.
O tema da proposta deste ano é Respeito Universal pela Dignidade Humana: o Grande Caminho da Paz na qual aborda, entre diversos assuntos, o conceito da "coragem da aplicação".
ONU
Organização das Nações Unidas (ONU) é uma organização intergovernamental, ou seja, composta por representantes de governos de diferentes países, criada para promover a cooperação internacional. Estabelecida em 24 de outubro de 1945, após o término da Segunda Guerra Mundial, é a principal organização que lida com as questões mundiais. O presidente Ikeda acredita que um movimento popular centralizado nas Nações Unidas é a chave para transformar o mundo.
145o aniversário de nascimento de Tsunesaburo Makiguchi
Nascido na província de Niigata, Japão, em 6 de junho de 1871, Makiguchi sempre gostou de estudar e se aprofundar na área da educação. Como professor, é conhecido como uma pessoa calorosa e que se preocupa com uma educação mais humanística. No entanto, ele se opôs com rigor às práticas educacionais japonesas da época, o que, por diversas vezes, o levou a cair no desagrado das autoridades educacionais.
Entre suas obras, as principais são Jinsei Chirigaku [Geografia da Vida Humana; em inglês: The Geography of Human Life] e Soka Kyoikugaku Taikei [Teoria do Sistema Pedagógico de Criação de Valor; em inglês: The System of Value-Creating Pedagogy]. Essas obras são a expressão do seu pensamento revolucionário e, posteriormente, se tornaram essenciais para a criação e expansão da educação Soka no Japão e no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário