terça-feira, 24 de janeiro de 2017

A verdadeira vitória

A verdadeira vitória


Trecho de discurso do presidente da SGI, Daisaku Ikeda, publicado no jornal Brasil Seikyo 
Eu me recordo de que Jesse Owens (1913–1980), um jovem negro do sul dos Estados Unidos que estabeleceu um recorde inesquecível na Olimpíada Berlim-1936. [...] Era filho de um pobre trabalhador de uma fazenda de algodão. Em 1936, ele se tornou o orgulhoso vencedor de quatro medalhas de ouro no XI Jogos Olímpicos, realizados em Berlim, Alemanha, durante a ditadura de Adolf Hitler.
Ele ganhou medalhas nos cem metros rasos, nos duzentos metros rasos, no salto em distância e no revezamento quatro por quatrocentos. A notícia de sua conquista se espalhou pelo mundo inteiro. Um jovem negro de origem humilde tornou-se um herói internacional. Ele tinha apenas 22 anos.
Jesse Owens treinou por oito anos antes dos Jogos Olímpicos de Berlim, determinado a ser o homem mais rápido do mundo. Durante aqueles longos anos, ele treinou e treinou, realizando esforços e mais esforços. Qualquer que seja o seu campo ou talento, o mais importante é objetivar ser o melhor do mundo. Enquanto jovens, devem estabelecer ideais um pouco mais altos — porque em muitos casos poderão concretizar apenas uma parte deles.
Eu também objetivei fazer o máximo em tudo
o que realizo. E, quando era jovem, estudei com todo o vigor com o Sr. Toda. Hoje sou o que sou devido àquela dedicação.
Posteriormente, Jesse Owens disse que a vida é a verdadeira olimpíada. A própria vida são os jogos olímpicos em que nos empenhamos a cada dia para melhorar os nossos recordes pessoais.
Em primeiro lugar, vocês devem ser fortes. Não há qualquer esperança de vencerem neste mundo caótico se forem fracos. Independentemente do que os outros façam ou digam, o importante é desenvolverem sua capacidade e a colocarem em prática. A forte fé, naturalmente, é o melhor meio de extraírem sua força interior. Cada um de vocês tem uma importante missão, e espero que despertem para essa missão e que se orgulhem dela.
Gostaria que cada um encontrasse seu próprio caminho que abrisse esse caminho, e que seguisse por ele corajosamente, e que se empenhasse para conquistar medalhas de ouro na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário