segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Herdar o espírito do mestre: ser cidadão do mundo!

Herdar o espírito do mestre: ser cidadão do mundo!


Um indivíduo que se considera ou é considerado cidadão do mundo, aberto a diferentes culturas que não se restringe aos pensamentos e comportamentos de uma única nação, pode ser chamado de “cosmopolita”. De forma mais simples, cosmopolita é a pessoa que toma atitudes com a consciência do impacto de suas ações em escala global.
Exemplo de pessoa cosmopolita é o presidente Ikeda, que em 1960 fez sua primeira viagem ao exterior com o intuito de espalhar as sementes da paz. Graças aos esforços do nosso mestre, a Soka Gakkai Internacional está presente em 192 países e territórios.
Sobre o seu propósito, Ikeda sensei diz: “A SGI é um reino dedicado à criação de suprema alegria para nós e para os outros. Além disso, as atividades realizadas na organização estão abertas à sociedade, razão pela qual elas são tão dinâmicas. Nosso movimento é totalmente cultural e educacional, voltado para a paz e para a revolução humana — um movimento budista de base filosófica que promovemos de forma abrangente e multifacetada ao redor do mundo”.1
Cultivando o espírito de respeitar as diferenças e ampliar nossa visão do mundo, podemos nos tornar cidadãos que se adaptam facilmente a qualquer cultura.
Somos membros da DE-Herdeiro, aqueles que herdam ou sucedem algo, então vamos suceder o espírito cosmopolita do Mestre, conforme o nosso lema que diz: “Trilhar o caminho do mestre na era essencial”.
Você conhece a AIESEC?
É uma plataforma internacional que possibilita o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens estudantes através de programas de trabalho em equipe, liderança e intercâmbio. Presente em 127 países e territórios, com mais de 86 mil membros e 8mil organizações parceiras, a AIESEC é a maior organização mundial de estudantes. Sua sede está localizada em Roterdã, Holanda.
A AIESEC é uma organização não governamental com status consultivo junto ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (Ecosoc), afiliada ao Departamento de Informação Pública da ONU (DPI), membro do Encontro Internacional de Coordenação de Organizações da Juventude (ICMYO), e reconhecida pela Unesco.
Para saber mais: www.aiesec.org.br
A Essência Real de Todos os Fenômenos
“No início, somente Nichiren recitou o Nam-myoho-renge-kyo, mas depois, duas, três, cem pessoas o seguiram, recitando e ensinando aos outros. Assim também será a propagação no futuro. Isso não signica “emergir da terra”? Quando a Lei for propagada amplamente, a nação japonesa inteira recitará Nam‑myoho-renge-kyo. Isso é tão certo quanto uma flecha apontada para a terra não falhar em atingir o alvo.” 2
Sobre este escrito o presidente Ikeda conclui: “A SGI herdou o espírito de Nichiren Daishonin e está empreendendo uma ação positiva pela felicidade de toda a humanidade. Há cinquenta anos, o segundo presidente da Soka Gakkai se levantou sozinho em meio à devastação trazida pela guerra e declarou: ‘Eu não quero ver o povo japonês lançado nas profundezas do sofrimento mais do que já experimentou. Quem salvará, quem auxiliará este mundo sofrido? Agora é precisamente a época de propagarmos amplamente os ensinamentos de Nichiren Daishonin — a época de conduzirmos o kosen-rufu’”.3

Nenhum comentário:

Postar um comentário