terça-feira, 24 de janeiro de 2017

De onde vem a felicidade?

De onde vem a felicidade?


Neste mês, vamos participar dos encontros comemorativos dos 65 anos de fundação das Divisões Masculina e Feminina de Jovens.
Para comemorarmos essas datas, que tal estudarmos o escrito O Inferno é a Terra da Luz Tranquila? Gosho que devemos aplicar em nossa vida e pormos em prática na organização de base e, principalmente, em nossa sociedade.
Trecho do Gosto
“Nem a terra pura nem o inferno existem fora de nós, ambos se encontram apenas em nosso coração. Aquele que desperta para isso é chamado de buda, e aquele que ignora é chamado de mortal comum. O Sutra do Lótus revela essa verdade, e aquele que abraça esse sutra perceberá que o inferno é a própria Terra da Luz Tranquila.”
(CEND, v. I, p. 477)
O que é a Terra da Luz Tranquila?
Também conhecida como Terra da Luz Eternamente Tranquila ou Capital da Luz Tranquila, é a terra do buda, livre de transitoriedade e impurezas.
Em sua explanação sobre esta carta, nosso mestre, presidente Ikeda, afirma:
“Os princípios básicos explicados neste escrito nos ensinam que a fonte de esperança suprema — o estado de buda — reside dentro de nós. Se aceitarmos isso como verdade e mantivermos uma firme crença, a escuridão ou a ignorância fundamental que obscurece nosso estado de buda será dissipada, fazendo com que a nossa vida brilhe”.1
As pessoas que acreditam no potencial que possuem podem ser chamadas de buda. Como discípulos Ikeda, devemos manifestar esse estado de vida que temos dentro de nós. Para isso, precisamos conhecer os ensinamentos de Nichiren Daishonin e aplicá-los na vida.
E quem deve propagar essa filosofia para todas as pessoas? Somos nós, da DE-Herdeiro e membros da Soka Gakkai, que lutamos pela felicidade de todos.
“Como membros da SGI, fizemos o juramento de realizar o kosen-rufu. Se houver mesmo um pequeno número de pessoas que fizeram o verdadeiro juramento de concretizar o kosen-rufu, então, no final, seremos infalivelmente vitoriosos, nossa vitória está assegurada”
Dr. Daisaku Ikeda
(Brasil Seikyo, ed. 1.489, 1o jan. 1999, p. 4)
Um novo mundo
Não é o ambiente externo que determina a nossa felicidade, mas sim o que surge de dentro. O espírito de viver pelo kosen-rufu e pelas pessoas é o que nos leva à felicidade absoluta. Além de nos despertar para a Terra da Luz Tranquila, nós, da Soka Gakkai, contagiamos as pessoas que estão ao nosso redor com esse mesmo sentimento. Assim, buscamos criar uma rede de pessoas que mudam o bairro, a cidade, o país.
Em relação à isso, nosso mestre tem uma grande admiração por Mahatma Gandhi, como demonstra em um de seus discursos:
“Mahatma Gandhi foi um líder que sempre incentivou os outros alegremente. Quando um amigo inglês ficou gravemente enfermo, Gandhi ia visitá-lo todos os dias, conversava com ele e o fazia rir, contribuindo grandemente para o restabelecimento dele. Em qualquer situação, a perda da esperança conduz à derrota. Quanto mais seus amigos estiverem lutando arduamente ou quanto mais desafios enfrentarem, mais importante será incentivá-los com um espírito radiante e positivo”.2
É admirável essa postura de Gandhi com seu amigo. Como discípulos Ikeda, vamos criar um país digno e sem preconceitos, fazendo com que todos despertem para a Terra da Luz Tranquila em sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário