quinta-feira, 15 de junho de 2017

O Tratamento da Doença (Parte 2)

O Tratamento da Doença (Parte 2)


Este texto pode ser usado como complemento da explanação da matéria a ser estudada na reunião de palestra do mês de ABRIL

Trecho do Gosho

Há duas formas de se discernir os três mil mundos num único momento da vida. Uma é teórica; a outra, real. A que Tiantai e Dengyo praticaram foi teórica; a que pratico é real. Como minha prática é superior, as dificuldades que a acompanham são muito maiores. A doutrina exposta por Tiantai e Dengyo foi a dos três mil mundos num único momento da vida do ensinamento teórico, ao passo que a minha é a do ensinamento essencial. As duas são tão distintas quanto o céu e a terra."
(END, v. I, p. 230-231; Terceira Civilização , ed. 570, fev. 2016, p. 61)

Vamos entender

Este mês continuaremos estudando a carta O Tratamento da Doença. Aprenderemos mais sobre o princípio “três mil mundos num único momento da vida” (ichinen sanzen) e como aplicá-lo em nossa vida.

Cenário histórico

Esta carta foi escrita por Nichiren Daishonin em resposta à notícia que recebera de seu discípulo Toki Jonin de que epidemias estavam assolando o Japão com mais força que nunca. Não se sabe exatamente a data em que foi escrita, porém se acredita que tenha sido no vigésimo sexto dia do sexto mês de 1278.
As epidemias que ocorreram entre 1277 e 1278 foram muito severas e devem ter causado grande sofrimento a toda a população. Daishonin escreveu esta carta como incentivo para seus discípulos.

Teórico x Real

O princípio “três mil mundos num único momento da vida”(ichinen sanzen) nos ensina sobre as inúmeras possibilidades de estado interior que podemos manifestar em nossa vida. Em termos teóricos, este princípio corresponde à possibilidade de transformação pessoal, conscientizando‑nos de como é grandiosa nossa vida e infinito o nosso potencial. Quando nos referimos à maneira real, significa fazermos nossa revolução humana no dia a dia, nos desenvolvendo junto com familiares e amigos com base na recitação do daimoku, da participação nas reuniões e do estudo do budismo. Daishonin afirma que a prática desse princípio exposto da maneira real é a essencial.
A prática de Daishonin baseada nesse princípio ocorreu numa sociedade conturbada com diversas dificuldades. Da mesma forma, nosso desenvolvimento verdadeiro significa vencer em todas as atividades diárias: com a família, amigos e na escola, por exemplo, não importando quais sejam os desafios; se continuarmos sempre nos esforçando na prática, com certeza nos tornaremos vencedores em todos esses aspectos.
Na explanação desta carta, o presidente Ikeda orienta:
“Não há tesouro mais precioso do que a nossa vida. Temos o poder de continuar a criar valor em todas as situações. Nossa fé e prática budista são a fonte de energia para essa criação de valor.
Como membros da SGI, que defendem a sensata filosofia do Budismo de Nichiren Daishonin, o ensinamento do respeito pela dignidade da vida, vamos continuar a iluminar o coração dos nossos preciosos amigos com a luz da coragem e da esperança e expandir na sociedade e em nossa localidade o ‘valor da paz’, o ‘valor da amizade’ e o ‘valor da felicidade’”.

O Jogo do Contente

O livro Pollyanna de Eleanor H. Porter conta a história de Pollyanna, uma garota de 11 anos que em todos os momentos tenta pôr em prática o seu “jogo do contente”. É um jogo que ela aprendeu com seu pai, e consiste em tentar achar um motivo para ficar contente em todas as situações
do cotidiano. Dessa forma, a jovem menina consegue transformar a sua circunstância em algo positivo e ajudar diversas pessoas.
Com essa história, aprendemos que, mesmo sendo muito difícil encontrar um motivo para ficar contente em algumas situações, sempre é possível enxergar a situação de outra forma. Seguindo esse exemplo, devemos nos divertir em tudo o que realizarmos, mesmo nas atividades que menos gostamos de fazer; se conseguirmos agir com esse sentimento e manifestarmos o melhor de nosso potencial com base no que aprendemos no budismo, isso corresponde a pôr em prática o princípio “três mil mundos num único momento da vida”.
Glossário
Tiantai
(538–597)
Fundador da escola Tiantai na China. Ele propagou o Sutra do Lótus na China e apresentou o princípio “três mil mundos num único momento da vida” (ichinen sanzen).
Dengyo
(767–822)
Fundador da escola Tendai no Japão. E que se dedicou a propagar o Sutra do Lótus e estabelecer uma plataforma de ordenação Mahayana no Monte Hiei.
Toki Jonin
(1216–1299)
Discípulo leigo de Daishonin que morava em Wakamiya, distrito de Katsushika. Foi líder dos samurais do senhor feudal de Chiba, polícia daquela província. Também conhecido como sacerdote leigo Toki, foi o destinatário de muitos dos escritos de Nichiren Daishonin, a maioria dos quais ele preservou cuidadosamente.

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