Construindo o Futuro
Presidente Ikeda e a Divisão dos Estudantes
Presidente Ikeda e a Divisão dos Estudantes
Pais que se dedicam ao kosen-rufu
Era 16 de janeiro de 1978 quando recebemos o presidente Ikeda pela primeira vez no recém‑inaugurado Centro Cultural de Ehime.
Após a recitação do gongyo, ao fim da reunião, ele se encontrou com as três filhas do responsável pela Divisão dos Jovens (DJ) da província e com o filho, de apenas 6 meses, do responsável pela Divisão Masculina de Jovens (DMJ), também da província. Ele disse: “Seus pais são heróis que estão se esforçando pela felicidade das pessoas. Seguindo o exemplo, vamos nos tornar indivíduos de respeito como eles. Se esforcem nos estudos!”.
Ao entrar no escritório administrativo do Centro Cultural, o Ikeda sensei encontrou um membro da Divisão Feminina (DF) com seus dois filhos.
“São integrantes da DE-Futuro, certo?” , disse o presidente Ikeda e perguntou o nome de cada um e o ano escolar. O mais velho estava no sexto ano do ensino fundamental e o segundo, no quarto ano. “Como são bonzinhos. Estou ansioso pelo futuro de vocês”.
O pai dessa família, que também acabara de ser nomeado líder da DJ havia dois meses, era responsável pelo escritório. Quando o pai integra os líderes centrais de uma localidade, é natural que fique completamente envolvido nas atividades da organização e acabe retornando para casa tarde da noite. Nessa situação, é natural também que os filhos fiquem tristes.
Imagino que esses três pais, líderes da DJ na época, também não tinham muito tempo para estar com os filhos. No entanto, o Mestre justamente por saber de tudo isso, incentivou diretamente seus filhos e, aos pais, ainda disse: “Talvez no futuro haverá momentos em que as crianças questionarão perguntando ‘Por que o papai nunca está em casa?’. Porém, se elas [as crianças] se lembrarem do que disse a elas, certamente terão muito orgulho de vocês, pais, e se sentirão dispostos a se esforçarem também”.
O desejo do presidente Ikeda em aprimorar os integrantes da Divisão dos Estudantes (DE) foi transmitido a todos e, hoje, aqueles Estudantes são preciosos sucessores do kosen-rufu.
“Seus papais e mamães são heróis que dedicam a vida pela felicidade das pessoas” — são essas palavras do mestre que devemos sempre carregar em nosso coração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário