quinta-feira, 15 de junho de 2017

A amizade é o meio de concretizar a Paz

A amizade é o meio de concretizar a Paz


O presidente Ikeda é nosso maior exemplo de coragem. Em meio às adversidades e até com problemas de saúde, sempre perseverou pensando nas outras pessoas com a convicção de que estreitar os laços de amizade pelo diálogo é o meio de se concretizar a paz


budismo nitiren
Ocasião em que o Presidente Ikeda recebeu
o Título de Doutor Honorário na Universidade de Moscou

O sincero desejo de prezar cada pessoa

Em plena Guerra Fria, Ikeda sensei visitou a antiga União Soviética sem ser desencorajado em momento algum. Com o desejo de encontrar cada pessoa e expandir as redes do humanismo Soka, avançou dizendo: “Eu estou indo porque existem pessoas lá” . Na Proposta de Paz 2017, nosso mestre fala: “Os laços de amizade proporcionam um alicerce para resistir às correntes de ódio e incitação em momentos de agravamento das tensões entre países ou de conflitos entre tradições religiosas”.1
O diálogo é o meio de estreitar os laços de amizade e criar o respeito entre as pessoas. Pensar não somente em nossos amigos, mas também nas pessoas que não conhecemos e compreender que cada uma tem a sua realidade, preocupando-nos com a felicidade dela — é isso que nosso mestre espera de nós. Pode acontecer de encontrarmos alguém triste na escola que está passando por dificuldades mas não nos preocupamos por não conhecer essa pessoa. Como sucessores Ikeda, devemos prezar e respeitar cada uma, buscando extrair o melhor delas por meio do diálogo, sem julgar pela aparência, posição social, etnia, cultura e ter outros tipos de preconceito, que encontramos em nossa sociedade.
Nosso movimento pelo kosen-rufu tem como objetivo prezar cada indivíduo e criar uma humanidade de paz, mais justa e que valoriza a vida de cada pessoa.

budismo nitiren

Ter e ser um bom amigo

Na nossa organização valorizamos os laços de companheirismo, por essa razão é importante estarmos sempre rodeados de “bons amigos”, ou seja, pessoas que ajudam outras a manifestarem o estado de buda, ensinando‑lhes sobre a prática ou encorajando-as.
Porém, na nossa realidade nem sempre estamos rodeados apenas desses bons amigos, existem também os “maus amigos”, aqueles que nos levam a um caminho negativo, intencionalmente ou não, fazendo com que desviemos da prática. Esse mau amigo também pode ser alguém que concorda conosco mesmo quando estamos errados e não nos alerta.

Nosso mestre como exemplo

O presidente Ikeda sempre cultivou bons amigos com seus diálogos. Sem se importar com a distância ou críticas, isso proporcionou um avanço muito importante para o kosen‑rufu. Seguindo os passos do Mestre, vamos nos aprimorar para que possamos ser verdadeiros companheiros, incentivando todos ao nosso redor, transcendendo as questões corriqueiras e superando as diferenças.
“De qualquer forma, é importante compreender que a amizade depende da gente e não dos outros. Tudo depende de nossa atitude e contribuição. Espero que não sejam amigos somente nas boas ocasiões, do tipo que só ajudam os outros quando a situação está boa, abandonando-os quando surge algum problema; tornem-se, por favor, o tipo de pessoa leal aos amigos, com uma lealdade imutável em todas as ocasiões”2
Dr. Daisaku Ikeda

Nenhum comentário:

Postar um comentário