Revolução Humana
Reviravolta
Juliana: No Budismo de Nichiren Daishonin aprendemos que revolução humana significa evidenciar um eu muito melhor com base na recitação do daimoku e nas ações em prol do kosen-rufu.
Leonardo: Não precisamos ser outra pessoa. Fazer a revolução humana é lapidar nossas características para um bem maior, o kosen-rufu. Essa mudança influencia positivamente todo o ambiente.
Aconteceu comigo
Cindi: Sou fukushi, ou seja, nasci numa família budista. Aos 13 anos, tive depressão e simplesmente não tinha mais vontade de viver. O que me fez reagir e buscar a minha revolução humana para reverter aquela situação foi recitar daimoku, procurar orientação médica, a leitura das orientações do presidente Ikeda e me cercar de bons amigos. Aos poucos fui me fortalecendo e passei a me sentir realmente feliz pelo simples fato de estar viva.
Juliana: Em casa somos três irmãs e praticamos o budismo desde que nascemos. Na época da nossa adolescência enfrentamos grandes dificuldades financeiras, porém jamais duvidamos do Gohonzon, nunca nos afastamos da Soka Gakkai e sempre tivemos gratidão pelos nossos pais. Hoje, concluímos nossa graduação e podemos oferecer a melhor condição de vida a eles.
Decisão, oração e ação
Cindi: Parece simples, mas precisamos nos esforçar para aprimorar a nossa vida. Primeiro, precisamos de uma forte decisão; depois, recitar daimoku para manifestarmos sabedoria e coragem para agir da melhor forma rumo à conquista do objetivo.
Ilimitado pontencial
Juliana: Todos os dias fazemos escolhas, mesmo que isso signifique algumas vezes fazer o que não gostamos, como acordar mais cedo, ter hábitos mais saudáveis, estudar mais. A fé, a prática e o estudo do budismo nos fortalece para enfrentarmos os desafios do dia a dia. O pacifista indiano Mahatma Gandhi disse: “Nós devemos ser a revolução que queremos ver no mundo”. Em vez de somente reclamar, apontar os erros e criticar os outros, devemos fazer a diferença e promover a mudança que queremos.
Leonardo: É importante mantermos a vontade de nos desenvolver constantemente, como nosso mestre diz: “O desenvolvimento e o avanço de vocês, membros da Divisão dos Estudantes, são a esperança da humanidade. Por favor, abram amplamente o ‘mapa-múndi do seu coração’ e expandam seus ilimitados potenciais fazendo deste um ano de incontáveis e contínuas vitórias”.1
Cindi: Nesse sentido, nosso mestre também nos incentiva: “A grandiosa revolução humana de uma única pessoa irá um dia impulsionar a mudança total do destino de um país e, além disso, será capaz de transformar o destino de toda a humanidade”.2 Portanto, sejam os campeões da revolução humana para o bem do mundo!
Juliana: Assim como nosso mestre afirma:
“O mundo jamais vai melhorar enquanto as pessoas — que são a força propulsora e o ímpeto de todos os empreendimentos — forem egoístas e insensíveis. Nesse sentido, a revolução humana é a mais fundamental de todas as revoluções, e também a mais necessária para toda a humanidade”.3 Assim, vamos promover mudanças básicas do nosso dia a dia, fazendo nossa própria revolução humana e contagiando nossos amigos a fazerem o mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário