O Tratamento da Doença
Trecho do Gosho
As enfermidades dos seres humanos podem ser divididas em duas
categorias gerais, das quais a primeira compreende as doenças do corpo.
As enfermidades físicas abrangem cento e uma desordens do elemento terra, cento e um desequilíbrios do elemento água, cento e uma perturbações do elemento fogo e cento e uma desarmonias do elemento vento, o que totaliza quatrocentos e quatro males. (...)
A segunda categoria corresponde às doenças da mente. Estas se originam dos três venenos e são divididas em oitenta e quatro mil tipos. Excedem o poder de cura das duas divindades e dos três ascetas [do bramanismo] ou dos seis mestres não budistas. E os remédios prescritos por Shen Nong e Huang Di são ainda menos eficazes. As doenças da mente variam muito em gravidade."
(END, v. I, p. 221-223; Terceira Civilização , ed. 570, fev. 2016, p. 50)
Vamos entender
O escrito que estudaremos agora transborda de profunda compaixão e espírito determinado de Daishonin de aliviar o sofrimento da humanidade, explicando como tratar todos os tipos de doença, sejam elas “do corpo” ou “da mente”. Ele materializa seu desejo de comunicar a essência da filosofia budista para que as pessoas conduzam uma vida de vitória absoluta.Bora estudar!
Cenário histórico
O buda Nichiren Daishonin escreveu esta carta em resposta à notícia que recebeu de seu discípulo Toki Jonin de que epidemias estavam surgindo com mais força do que nunca. O final desta carta está datado do “vigésimo sexto dia do sexto mês”, mas o ano real em que foi escrita não fica claro. Porém se acredita hoje que este Gosho foi escrito em 1278.
Nos anos de 1277 e 1278 surgiram epidemias muito graves no Japão, causando grande sofrimento para a população. Ao receber o comunicado sobre estas graves doenças, Daishonin responde com este escrito encorajando seus discípulos a enfrentar tais dificuldades com base nos ensinamentos budistas.
Dois tipos de doença
Neste trecho Daishonin explica que existem dois tipos de doença que podem acometer os seres humanos – as doenças do corpo e as doenças da mente. A primeira categoria são doenças físicas que atacam o corpo das pessoas. Esse tipo de doença pode ser curado por um médico qualificado e com o tratamento adequado. Já o segundo tipo de doença é a manifestação da “escuridão fundamental” na vida das pessoas. Sobre este ponto o presidente Ikeda afirma: “Diferentemente das “doenças do corpo”, as “doenças da mente” surgem da escuridão ou ignorância no âmago do nosso ser e só podem ser curadas pelo budismo, com sua profunda visão sobre a vida” (Terceira Civilização, ed. 570, fev. 2016, p. 51).
Em muitas de suas cartas, Nichiren Daishonin incentiva seus seguidores que, em meio à vida de esforços dedicados ao kosen-rufu, lutavam contra doenças. Com um feroz e destemido espírito de prezar cada pessoa, Daishonin sempre agia em prol da felicidade de todos. Para isso, era necessária uma filosofia verdadeiramente notável para promover o desenvolvimento da sociedade.
Como tratar as doenças da mente
Independentemente da dificuldade que enfrentarmos, seja doença ou qualquer outra questão, se tivermos “um coração forte”, podemos vencer tudo com alegria. O Budismo de Nichiren Daishonin é um ensinamento da esperança que nos permite transformar a realidade completa e positivamente. O movimento da Soka Gakkai já ajudou pessoas que estavam sofrendo com a miséria do Japão pós-guerra – uma sociedade que tinha virado as costas para o bem-estar das pessoas – a se levantar com base na fé no Gohonzon e a comprovar o poder transformador sem limites da Lei Mística.
Quando encontramos grandes barreiras de sofrimentos e sentimos como se não conseguíssemos mais continuar – quando nos deparamos com as “doenças da mente” – este é o momento em que podemos despertar o poder inerente ao nosso ser por meio da recitação do Nam‑myoho‑renge‑kyo, ou seja, é nesse momento que devemos nos levantar com daimoku e fazer manifestar a condição de vida mais elevada e cheia de coragem.
Sobre isso nosso mestre afirma que: “Quando nos deparamos com imensa barreira de sofrimento e sentimos como se não pudéssemos continuar – esse é o momento em que podemos despertar o poder inerente ao nosso ser por meio da recitação do Nam-myoho-renge-kyo”. E continua “Não importa quão dura seja a adversidade, sempre podemos encontrar uma maneira de torná-la uma oportunidade para a nossa grande revolução humana; podemos usá-la para criar valor. Essa é a essência do Budismo de Nichiren Daishonin” (Ibidem, p. 48).
Glossário
Toki Jonin (1216 – 1299)
Discípulo leigo de Nichiren Daishonin que morava em Wakamiya, distrito de Katsushika. Foi líder dos samurais do senhor feudal de Chiba, polícia daquela província. Também conhecido como o sacerdote leigo Toki, foi o destinatário de muitos dos escritos de Daishonin, a maioria dos quais ele preservou cuidadosamente.
Gohonzon
(jap.): Objeto de devoção do Budismo de Nichiren Daishonin e incorporação da Lei Mística que permeia todos os fenômenos.
O Gohonzon tem a forma de um mandala inscrito em papel ou em madeira, com ideogramas que representam também a Lei Mística e os dez mundos, que inclui o estado de budas.
O Budismo de Nichiren Daishonin ensina que todas as pessoas possuem a natureza de buda e podem manifestá‑la por meio da fé no Gohonzon.
Gostaria de saber mas sobre o cenario historico.
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