quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Jovens que mudaram o mundo

Jovens que mudaram o mundo


Exemplos de jovens que se levantaram com corajosas ações que causaram grandes impactos na sociedade
William Kamkwamba
Aos 14 anos, William e sua família comiam apenas uma vez ao dia devido às condições precárias. Mal tendo como sobreviver, precisou abandonar seus estudos para ajudar no sustento da casa. Porém, ele nunca desistiu de estudar – ia à biblioteca local e lia livros, especialmente os de ciências. Em um deles, viu o desenho de um moinho de vento e descobriu que isso era capaz de bombear água e gerar eletricidade. Buscou materiais em um ferro-velho, construiu uma estrutura e conseguiu produzir luz elétrica para a sua casa. Com isso, inspirou uma onda de projetos pela África, levando energia elétrica aos vilarejos mais afastados e carentes.
Malala Yousafzai
Jovem que ficou conhecida por seu ativismo em favor da educação das meninas no distrito de Swat, Paquistão.
Com 11 anos, começou a escrever um blog para a BBC em que relatava as dificuldades de viver em uma região dominada pela violência sob controle do Talibã, movimento fundamentalista islâmico. Como retaliação, o Talibã tentou assassiná-la com um tiro na cabeça quando ela retornava da escola. Contrariando todas as expectativas, ela se restabeleceu. Malala se transformou em um ícone mundial na luta pela educação sem recorrer a qualquer outra arma que não fosse sua voz. Conquistou o Nobel da Paz aos 17 anos, tornando-se a mais jovem ganhadora desta honraria.
Louis Braille
Braille tinha 3 anos quando sofreu um acidente na oficina do seu pai e, aos 5 anos, ficou completamente cego.
Aos 12 anos, conheceu um sistema de escrita para leitura no escuro desenvolvido por um capitão da Marinha francesa. Ele se interessou, decidiu aprimorá-lo e trabalhou por três anos nele, utilizando seu tempo livre. Hoje, conhecido como sistema Braile, tornou a vida e os estudos dos estudantes cegos muito mais fáceis e possibilitou seu acesso a uma gama muito maior de informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário