Atingir a iluminação na presente existência
1a parte
O Budismo de Nitiren Daishonin é um ensino de esperança que nos possibilita estabelecer um estado de felicidade indestrutível e insuperável e conduzir uma vida de supremo valor, enquanto ajudamos e inspiramos outros a fazerem o mesmo. Todos possuem o potencial para atingir o estado de Buda e podem evidenciá-lo, pois Daishonin mostra claramente o maravilhoso caminho para a iluminação.
O ponto-chave que distingue o Budismo Nitiren de outras escolas budistas de sua época é o estabelecimento desse meio concreto para se atingir o estado de Buda. Desde que recitou pela primeira vez o mantra Nam-myoho-rengue-kyo até o momento de sua morte, Daishonin dedicou-se incansavelmente em ensinar esse caminho supremo para a iluminação a todas as pessoas.
A recitação do Daimoku é a base de todos os ensinos expostos por Daishonin ao longo de sua vida. O Budismo Nitiren, diferente das escolas budistas de sua época, não consistia na veneração a uma divindade ou um buda específico. Daishonin estabeleceu o meio para que todas as pessoas atingissem a iluminação — o ideal do Sutra de Lótus — formulando a prática da recitação do Nam-myoho-rengue-kyo, que nos permite ativar nossa natureza de Buda inerente e manifestá-la como a condição de vida iluminada do Buda.
O profundo ensino de Daishonin sobre a consecução do estado de Buda nesta existência foi um conceito revolucionário que mudou radicalmente o pensamento budista dominante na época e que ainda hoje continua a brilhar como um princípio capaz de transformar totalmente a era e de abrir um futuro brilhante para o mundo moderno no século 21.
O conceito de “atingir o estado de Buda nesta existência” refere-se a uma pessoa comum que atinge a iluminação no curso desta presente existência. Por extensão, isso significa que se pode atingi-lo sem deixar de ser a pessoa que é. Nesse sentido, “atingir o estado de Buda mantendo-se a forma atual” é sinônimo de “atingir o estado de Buda na presente forma”.
Essa ideia contrasta acentuadamente com os ensinos pré-Sutra de Lótus, segundo os quais uma pessoa somente podia atingir a iluminação depois de ter praticado austeridades ao longo de incontáveis existências. Como o estado de Buda é inseparável da Lei Mística eterna e é repleto de sabedoria e benevolência infinitas, tende a ser visto como algo completamente separado da vida das pessoas dominadas pela ilusão. Acreditava-se que para se atingir a iluminação era preciso superar esse abismo insondavelmente profundo entre o Buda e as pessoas comuns. Isso deu surgimento à ideia de que tinham de praticar austeridades durante inumeráveis kalpas (período extremamente longo.)
O ponto-chave que distingue o Budismo Nitiren de outras escolas budistas de sua época é o estabelecimento desse meio concreto para se atingir o estado de Buda. Desde que recitou pela primeira vez o mantra Nam-myoho-rengue-kyo até o momento de sua morte, Daishonin dedicou-se incansavelmente em ensinar esse caminho supremo para a iluminação a todas as pessoas.
A recitação do Daimoku é a base de todos os ensinos expostos por Daishonin ao longo de sua vida. O Budismo Nitiren, diferente das escolas budistas de sua época, não consistia na veneração a uma divindade ou um buda específico. Daishonin estabeleceu o meio para que todas as pessoas atingissem a iluminação — o ideal do Sutra de Lótus — formulando a prática da recitação do Nam-myoho-rengue-kyo, que nos permite ativar nossa natureza de Buda inerente e manifestá-la como a condição de vida iluminada do Buda.
O profundo ensino de Daishonin sobre a consecução do estado de Buda nesta existência foi um conceito revolucionário que mudou radicalmente o pensamento budista dominante na época e que ainda hoje continua a brilhar como um princípio capaz de transformar totalmente a era e de abrir um futuro brilhante para o mundo moderno no século 21.
O conceito de “atingir o estado de Buda nesta existência” refere-se a uma pessoa comum que atinge a iluminação no curso desta presente existência. Por extensão, isso significa que se pode atingi-lo sem deixar de ser a pessoa que é. Nesse sentido, “atingir o estado de Buda mantendo-se a forma atual” é sinônimo de “atingir o estado de Buda na presente forma”.
Essa ideia contrasta acentuadamente com os ensinos pré-Sutra de Lótus, segundo os quais uma pessoa somente podia atingir a iluminação depois de ter praticado austeridades ao longo de incontáveis existências. Como o estado de Buda é inseparável da Lei Mística eterna e é repleto de sabedoria e benevolência infinitas, tende a ser visto como algo completamente separado da vida das pessoas dominadas pela ilusão. Acreditava-se que para se atingir a iluminação era preciso superar esse abismo insondavelmente profundo entre o Buda e as pessoas comuns. Isso deu surgimento à ideia de que tinham de praticar austeridades durante inumeráveis kalpas (período extremamente longo.)
Atingir a iluminação na presente existência
2a parte
O Budismo de Nitiren Daishonin esclarece que a presente existência, na qual pudemos nascer como seres humanos, é o momento exato de tornar realidade o princípio de atingir o estado de Buda mantendo-se a forma atual, revelado no Sutra de Lótus.
Como sabemos, o coração humano é sensível, multifacetado e rico; possui a capacidade de realizar façanhas incríveis. Mas, por isso mesmo, frequentemente experimenta grandes sofrimentos e tormentos. Assim, o coração humano pode ver-se preso em uma interminável espiral negativa e decadente. Nossa vida transmigrará para sempre nos caminhos do mal ou conseguiremos movê-la para o lado do bem?
Como mostram muitos de seus escritos, Daishonin repetidamente enfatiza a importância da mente e do coração. Nesse domínio da vida reside o potencial para a mudança drástica do mal para o bem ou do bem para o mal. Por essa razão, o ensino de Daishonin sobre a iluminação pode ser visto como um processo que começa com a mudança interior. Em outras palavras, empregando o recurso da fé podemos vencer as funções negativas que habitam em nós — funções governadas pela escuridão fundamental que se aninham no coração humano — e manifestar as funções positivas da vida, inseparáveis da natureza do Darma; ou seja, o estado de Buda.
A presente existência em que nascemos como seres humanos representa uma oportunidade inestimável para assegurar que nossa vida deixe de transmigrar nos maus caminhos e siga pelo caminho do bem. Nitiren Daishonin possuía uma profunda compreensão do potencial humano, sabia que as pessoas podiam se libertar de um ciclo de transmigração negativa e entrar numa órbita positiva, mediante profunda mudança interior.
Quando a fé vence a dúvida e a ilusão, o poder de nossa natureza de Buda inerente é ativado mediante a vibração sonora de Daimoku e se manifesta espontaneamente em nossa vida. Quando recitamos o Nam-myoho-rengue-kyo, estamos manifestando a natureza de Buda na própria vida e na dos outros.
Há dois aspectos da recitação do Daimoku no budismo: o Daimoku de fé e o Daimoku de prática. O primeiro se refere ao aspecto espiritual de nossa prática. Consiste, essencialmente, da luta que travamos no coração contra a escuridão ou a ilusão intrínseca, ou seja, uma batalha contra nossas forças negativas e destrutivas. Essa batalha implica em romper a escuridão que envolve nossa natureza de Buda e fazer surgir, mediante a força da fé, o estado de Buda. O Daimoku de prática, por sua vez, refere-se à recitação do Nam-myoho-rengue-kyo e à transmissão da Lei a outras pessoas. Essa prática implica em empenhar esforços por meio de palavras e ações pela felicidade de si próprio e a dos outros como evidência da luta espiritual contra a negatividade e a ilusão.
Como sabemos, o coração humano é sensível, multifacetado e rico; possui a capacidade de realizar façanhas incríveis. Mas, por isso mesmo, frequentemente experimenta grandes sofrimentos e tormentos. Assim, o coração humano pode ver-se preso em uma interminável espiral negativa e decadente. Nossa vida transmigrará para sempre nos caminhos do mal ou conseguiremos movê-la para o lado do bem?
Como mostram muitos de seus escritos, Daishonin repetidamente enfatiza a importância da mente e do coração. Nesse domínio da vida reside o potencial para a mudança drástica do mal para o bem ou do bem para o mal. Por essa razão, o ensino de Daishonin sobre a iluminação pode ser visto como um processo que começa com a mudança interior. Em outras palavras, empregando o recurso da fé podemos vencer as funções negativas que habitam em nós — funções governadas pela escuridão fundamental que se aninham no coração humano — e manifestar as funções positivas da vida, inseparáveis da natureza do Darma; ou seja, o estado de Buda.
A presente existência em que nascemos como seres humanos representa uma oportunidade inestimável para assegurar que nossa vida deixe de transmigrar nos maus caminhos e siga pelo caminho do bem. Nitiren Daishonin possuía uma profunda compreensão do potencial humano, sabia que as pessoas podiam se libertar de um ciclo de transmigração negativa e entrar numa órbita positiva, mediante profunda mudança interior.
Quando a fé vence a dúvida e a ilusão, o poder de nossa natureza de Buda inerente é ativado mediante a vibração sonora de Daimoku e se manifesta espontaneamente em nossa vida. Quando recitamos o Nam-myoho-rengue-kyo, estamos manifestando a natureza de Buda na própria vida e na dos outros.
Há dois aspectos da recitação do Daimoku no budismo: o Daimoku de fé e o Daimoku de prática. O primeiro se refere ao aspecto espiritual de nossa prática. Consiste, essencialmente, da luta que travamos no coração contra a escuridão ou a ilusão intrínseca, ou seja, uma batalha contra nossas forças negativas e destrutivas. Essa batalha implica em romper a escuridão que envolve nossa natureza de Buda e fazer surgir, mediante a força da fé, o estado de Buda. O Daimoku de prática, por sua vez, refere-se à recitação do Nam-myoho-rengue-kyo e à transmissão da Lei a outras pessoas. Essa prática implica em empenhar esforços por meio de palavras e ações pela felicidade de si próprio e a dos outros como evidência da luta espiritual contra a negatividade e a ilusão.
Atingir a iluminação na presente existência
3a e última parte
Quando o primeiro presidente da Soka Gakkai, Tsunessaburo Makiguti, formulou sua teoria do valor, não incluiu a “santidade” ou o “sagrado”, que muitos outros pensadores que o antecederam haviam considerado como valor religioso. Para Makiguti, o “grande bem” era o valor máximo que toda religião devia se empenhar para atingir. A expressão “grande bem” refere-se ao valor supremo que os seres humanos e a sociedade são capazes de atingir. Makiguti considera como verdadeira religião aquela que serve ao bem-estar dos seres humanos. Quando Daishonin abriu o caminho para que todas as pessoas atingissem a iluminação na presente existência com a recitação do Daimoku, estabeleceu pela primeira vez um ensino de autêntico humanismo. Pode-se dizer que abrir o caminho para a iluminação de todas as pessoas é um requisito de qualquer religião verdadeiramente humanística.
Com isso, Daishonin nos possibilitou viver embasados no poder infinito da Lei Mística, ou seja, edificarmos uma vida sólida e segura, que nos proporciona coragem e convicção para sermos indivíduos autônomos. Este é o significado de atingir o estado de Buda nesta existência em termos de vida individual.
Daishonin expôs que, ao contrário do que se acreditava no budismo tradicional, buda não é um ser que irradia luz e não há necessidade de se praticar incontáveis anos para se atingir essa condição. Trata-se de uma luta interior constante, que se realiza a cada momento, entre duas tendências opostas: revelar a natureza do Darma inerente, ou deixar que a ilusão e escuridão fundamental nos governem. Esse empenho incessante pelo aprimoramento de nossa vida constitui a essência, o coração da prática budista.
Somente podemos triunfar na vida e revelar o pleno potencial quando vencemos nossa escuridão interior e a própria negatividade. E o Budismo Nitiren é o único meio para vencer a escuridão e a ilusão, que são a origem do mal do ser humano, e de cultivar a verdadeira independência, construir uma identidade sólida e adquirir um estado de vida de felicidade e paz de espírito ilimitadas.
O princípio de atingir o estado de Buda nesta existência é extremamente importante por conceder esperança à humanidade e abrir o caminho para transformar o destino de todas as pessoas. Nesse ponto reside seu significado coletivo ou universal.
Todos, no âmago da vida, anseiam atingir a iluminação. Porém, não há ensino mais difícil de crer ou de compreender que a doutrina da consecução infalível do estado de Buda nesta existência. Nós, da SGI, assumimos o compromisso de colocar em prática esse profundo ensino e de compartilhá-lo amplamente com os outros, no Japão e no mundo inteiro.
Na sociedade atual, nós, como valentes Bodhisattvas da Terra, estamos dando provas reais e concretas do potencial humano para transformar o destino. Orgulhosos de nossa nobre missão, continuemos compartilhando alegremente o Budismo Nitiren — seu ensino sobre a consecução do estado de Buda nesta existência — ao mesmo tempo em que vivemos da maneira mais significativa e satisfatória possível.
Com isso, Daishonin nos possibilitou viver embasados no poder infinito da Lei Mística, ou seja, edificarmos uma vida sólida e segura, que nos proporciona coragem e convicção para sermos indivíduos autônomos. Este é o significado de atingir o estado de Buda nesta existência em termos de vida individual.
Daishonin expôs que, ao contrário do que se acreditava no budismo tradicional, buda não é um ser que irradia luz e não há necessidade de se praticar incontáveis anos para se atingir essa condição. Trata-se de uma luta interior constante, que se realiza a cada momento, entre duas tendências opostas: revelar a natureza do Darma inerente, ou deixar que a ilusão e escuridão fundamental nos governem. Esse empenho incessante pelo aprimoramento de nossa vida constitui a essência, o coração da prática budista.
Somente podemos triunfar na vida e revelar o pleno potencial quando vencemos nossa escuridão interior e a própria negatividade. E o Budismo Nitiren é o único meio para vencer a escuridão e a ilusão, que são a origem do mal do ser humano, e de cultivar a verdadeira independência, construir uma identidade sólida e adquirir um estado de vida de felicidade e paz de espírito ilimitadas.
O princípio de atingir o estado de Buda nesta existência é extremamente importante por conceder esperança à humanidade e abrir o caminho para transformar o destino de todas as pessoas. Nesse ponto reside seu significado coletivo ou universal.
Todos, no âmago da vida, anseiam atingir a iluminação. Porém, não há ensino mais difícil de crer ou de compreender que a doutrina da consecução infalível do estado de Buda nesta existência. Nós, da SGI, assumimos o compromisso de colocar em prática esse profundo ensino e de compartilhá-lo amplamente com os outros, no Japão e no mundo inteiro.
Na sociedade atual, nós, como valentes Bodhisattvas da Terra, estamos dando provas reais e concretas do potencial humano para transformar o destino. Orgulhosos de nossa nobre missão, continuemos compartilhando alegremente o Budismo Nitiren — seu ensino sobre a consecução do estado de Buda nesta existência — ao mesmo tempo em que vivemos da maneira mais significativa e satisfatória possível.
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