quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Uma nova forma de ver o universo

Uma nova forma de ver o universo


Nicolau Copérnico nasceu na cidade de Torum, Polônia, no ano de 1473. Aos 11 anos ficou órfão, e em 1491 começou a cursar medicina. Ele também estudou outras matérias como filosofia e matemática, porém ao estudar astronomia interessou-se pelo humanismo que envolvia o curso.
É considerado o fundador da astronomia moderna. Antes de seus estudos, os homens da época consideravam como verdadeira a ideia de que a Terra era o centro do universo, e todos os astros, inclusive o Sol, giravam em seu entorno. Copérnico, não se convencendo disso, elaborou a tese do heliocentrismo, onde o Sol seria o centro do universo e todos os planetas, inclusive a Terra, giravam em torno dele. Tal teoria demorou cerca de trinta anos para ser apresentada.
Copérnico era prudente, e divulgou suas observações e cálculos como uma hipótese, pois, nessa época, por volta de 1530, a Igreja Católica julgava e condenava como heresia qualquer ideia contrária à que ela própria defendia. Somente em 1543, mesmo ano de sua morte, Copérnico autorizou que um discípulo, George Rhäticus, publicasse sua obra Sobre a Revolução dos Orbes Celestes não mais como uma hipótese, mas colocando a teoria heliocêntrica como um modelo científico.
As ações do discípulo
George foi o único discípulo de Copérnico, e sem o seu apoio, as ideias de seu mestre jamais teriam sido estudadas e aprimoradas por outros grandes físicos que surgiram posteriormente, como Giordano Bruno e Galileu Galilei. Ele agiu dessa forma tomado por um sentimento forte de gratidão ao seu mestre, pois queria que todos soubessem a verdade das descobertas de Copérnico. Graças a seus esforços corajosos, a teoria do heliocentrismo mudou completamente o rumo dos avanços da ciência.
Na história do budismo, vemos também a importância de o discípulo se levantar com ações concretas com base no espírito de unicidade com seu mestre. Sobre isso, nosso mestre, presidente Ikeda, diz: “É importante ter verdadeiros discípulos, mesmo que sejam apenas um ou dois.
O único verdadeiro discípulo do Sr. Makiguchi foi Josei Toda. E o Sr. Toda disse-me: ‘Enquanto eu tiver um único discípulo, a Lei Mística se propagará para todo o mundo’.
Espero por aqueles dentro de nossa Divisão dos Jovens que se levantarão com a mesma determinação que tive”.1
Enquanto houver verdadeiros Sucessores Ikeda que se esforçam para serem verdadeiramente felizes com base na prática da fé e se levantam pela felicidade das pessoas ao redor herdando o espírito do Mestre, o presidente Ikeda ficará tranquilo. Com essa postura também seremos capazes de influenciar o mundo à nossa volta, fazendo despertar em todas as pessoas o ilimitado potencial inerente a cada uma mostrando, assim, uma nova forma de enxergar o mundo — cheio de esperança.
“O progresso científico deve ser o reflexo da inteligência e da sabedoria humana de criar valores para uma vida de melhor qualidade. Devemos conhecer muito mais sobre o universo e acatar suas leis com rigor e humildade. Quero bradar bem alto: ‘Contemplem e conheçam o universo! Estudem e respeitem a vida! Aí encontrarão uma inesgotável fonte espiritual!”’
Dr. Daisaku Ikeda

Nenhum comentário:

Postar um comentário