quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

General Tigre de Pedra


General Tigre de Pedra - 1a parte


Mesmo a melhor das espadas perde seu valor nas mãos de alguém que não sabe manuseá-la. O mesmo se aplica à prática da fé. Nesta edição, com base nos estudos do escrito General Tigre de Pedra, aprenderemos sobre a importância de ter uma forte fé na prática do Budismo de Nichiren Daishonin
Para se fazer uma espada, é preciso escolher com cuidado o melhor pedaço de aço e aquecê‑lo em meio ao fogo. Esse processo remove impurezas do aço e o fortalece. Quando ele estiver maleável, é forjado com marteladas. Depois disso, a espada é temperada, o que significa que ela passa por um processo constante de aquecimento e resfriamento. Isso ajuda a equilibrar a flexibilidade e a dureza da lâmina. A fabricação da espada é uma arte antiga e requer muita atenção. Mas ela só consegue cumprir sua missão nas mãos de um hábil e corajoso guerreiro.
Treinamento de um Samurai
No Japão antigo existia um exército de soldados da aristocracia chamados samurais. Eles seguiam um código de honra, o Bushido, e suas principais características eram grande disciplina, lealdade e habilidade com a espada.
Apesar de o treinamento ser árduo, o jovem samurai se formava quando tinha 12 anos. Isso porque ele era treinado desde muito cedo. Dos 3 aos 7 anos de ele era alfabetizado e aprendia sobre o código de honra. Dos 8 aos 11 anos, aprendia a cavalgar e a manusear algumas armas, como arco e flecha e espada. Aos 12 anos, estava pronto para exercer a função.
A espada da lei mística
Shijo Kingo, um dos mais importantes seguidores de Nichiren Daishonin, era samurai. Ele foi uma pessoa de muita confiança do governo na época e um hábil médico. Em uma carta intitulada General Tigre de Pedra, endereçada a ele, Daishonin escreveu: “Isso significa que a proteção dos deuses depende da força da fé da pessoa. O Sutra do Lótus é uma excelente espada, mas seu poder depende de quem a empunha” (Terceira Civilização, ed. 556, dez. 2014, p. 44).
Isso significa que a prática do budismo traz inúmeros benefícios, mas deve ser exercida com base em uma forte fé. Mesmo que nos encontramos com o budismo enquanto Estudantes, precisamos nos esforçar no tripé da “fé, prática e estudo”. Fazendo assim é como se fôssemos o samurai que está sendo treinado para empunhar a mais poderosa das espadas que pode cortar o mal e trazer a felicidade para a vida de todas as pessoas.


O General Tigre de Pedra - 2a parte


A vitória se inicia com a determinação de vencer. Então, vamos aprender sobre o poder da decisão de uma única pessoa. Este texto pode ser usado como complemento da
explanação da matéria a ser estudada na reunião de palestra de junho
Trecho extraído do escrito:
“(...) No passado, o poderoso guerreiro general Li Guang, da China, cuja mãe fora devorada por um tigre, atirou uma flecha contra uma pedra, que ele acreditava ser um tigre. A flecha inteira fincou na pedra até suas penas. Mas quando percebeu que era apenas uma pedra, não conseguia perfurá‑la novamente. Mais tarde, ele passou a ser conhecido como General Tigre de Pedra.”
Vamos entender
Nesta matéria, vamos estudar quão poderosa pode ser nossa determinação quando nos esforçamos em algo baseados na fé na Lei Mística. O General Tigre de Pedra foi redigido no Monte Minobu e endereçado a Shijo Kingo, um dos principais discípulos de Nichiren Daishonin. Este escrito nos ensina como adquirir essa superdeterminação.
"Duvido que você faça isto!"
Quantas vezes já ouvimos esta frase de amigos, primos, pais, em jogos ou brincadeiras, ou mesmo no dia a dia? “Duvido que resolva esta tarefa de matemática!”; “Duvido que consiga marcar um gol!”; “Duvido que corra mais rápido que eu!”.
Em situações como essas, percebemos que é superdifícil ou mesmo impossível vencermos. Mas mesmo assim nos esforçamos até quase não aguentarmos, corremos até ficarmos sem fôlego e desafiamos os limites de nosso corpo e mente. E no final quantas vezes não voltamos com um belo sorriso no rosto e pulamos de alegria porque vencemos? O grande segredo aqui é a determinação. Sim!! A determinação da absoluta vitória e de jamais retrocedermos.
Determinação de perfurar uma pedra
No Gosho, o general Li Guang tinha absoluta certeza que a grande pedra era o tigre que havia devorado sua mãe. Ao atirar a flecha, ele tinha a firme determinação de que iria matar o tigre. Era uma determinação tão forte capaz até de perfurar uma pedra.
Esse é o grande segredo deste escrito! Quando encaramos ou desafiamos algo em nossa vida, temos a firme determinação que iremos vencer ou já iniciamos com dúvidas e receios? Temos o Gohonzon, o Nam-myoho-renge-kyo e um querido mestre sempre nos incentivando; assim, devemos orar com forte fé e agirmos com firme determinação de que a vitória é certa.
O presidente Ikeda nos orienta: "Não parem até que tenham conquistado a vitória! Mesmo que se sintam cansados, nunca desistam, nunca se entreguem! Jamais se esqueçam de seu juramento! (...) E esse é também o espírito da Soka Gakkai. Espero que todos devotem a vida à grande batalha para cumprir a missão do kosen-rufu com a mesma determinação" (BS, ed. 1.638, 2 fev. 2002, p. A3).
Todos os dias somos desafiados por novas circunstâncias, mas jamais devemos nos esquecer da missão que cada um de nós tem como verdadeiro discípulo do presidente Ikeda: estudar bastante, ser forte, lutar pelo bem e pela paz do mundo.
E da próxima vez que alguém desafiar você falando “Duvido que faça isto!”, lembre-se do general Li Guang e, com um sorriso no rosto, diga “Já venci!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário